Navegação por área do CNPQ "600000000007"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
"No caminho da luz todo mundo é preto": O Gerenciamento Estratégico da Comunicação de Crise e a persistência do Racismo Institucional
(2023-01-27)O presente trabalho tem como tema o racismo institucional dentro de empresas privadas, para isso, a pesquisa aprofunda-se na maneira como a multinacional francesa, Carrefour, conduziu o gerenciamento de crise após o ... -
Organizações de renovação política: origem, estrutura, formas de atuação e ideário
(2022-02-16)Este trabalho parte de uma perspetiva exploratória para identificar e descrever as principais organizações e grupos políticos de renovação, que surgem nos últimos anos no Brasil. Com o propósito de promover uma renovação ... -
O caso Klara Castanho pela narrativa de Leo Dias no Portal Metrópoles: o lugar da ética jornalística
(2023-12-08)A análise do uso antiético do jornalismo desempenha um papel de extrema importância na sociedade contemporânea, considerando a influência significativa da mídia na formação da opinião pública. Um caso emblemático evidenciado ... -
Um olhar sobre a formação de alunas negras em cursos de graduação da UFSM
(2018-12-03)Este trabalho tem como objetivo efetuar uma análise etnográfica entre alunas negras de cursos de graduação da UFSM. Observar como para elas se dá a construção de conhecimento, enquanto alunas que buscam nos cursos de ... -
Trabalho e educação: uma análise da reforma do ensino médio (lei 13.415) em contexto de flexibilização
(2018-12-09)A educação desempenha papéis importantes na formação do ser humano e na transmissão de conhecimentos historicamente desenvolvidos. Com o desenvolvimento das forças produtivas ao longo da história e o surgimento e consolidação ... -
Jornalismo de Inovação: midiatização da persona jornalista no Instagram stories do @Estadão
(2019-07-28)A nova visibilidade (Thompson, 2008) deu, em especial para o jornalismo, diferentes formas de representações sociais, o que proporcionou para os jornais a adaptação de conteúdos ao ambiente midiático (Carvalho, 2010). ... -
Análise do 5º princípio do cooperativismo com foco na educação cooperativa no projeto “eu + você = mundo melhor” da Cotripal - Panambi
(2016-12-14)O cooperativismo apresenta-se como um modelo de organização social, com princípios e valores claramente definidos, e que devem ser seguidos por todas as cooperativas. Este estudo trás um breve histórico sobre o movimento ... -
Gênero, Raça e Direitos Humanos: Mitos versus Verdades
(2022)Esta cartilha foi elaborada pelo Programa de Extensão GIDH/UFSM – Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos, da Universidade Federal de Santa Maria (GIDH/UFSM), coordenado pela Profa Dra Mariana Selister Gomes, com ... -
UFSM no Distrito Criativo
(2023)O livro “UFSM no Distrito Criativo” é resultado das ações de extensão, ensino e pesquisa desenvolvidas por docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação no perímetro do Distrito Criativo Centro-Gare. O primeiro ... -
Gestão de estoques e o desempenho econômico-financeiro da cooperativa dos estudantes de Santa Maria
(2019-12-10)A gestão de estoques em qualquer organização assume aspecto central e capaz de influenciar todos os setores. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a gestão de estoques e sua relação com o desempenho ... -
Investimentos Municipais 2017-2020 no Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco
(2022)A instituição pública Prefeitura Municipal, como agente protagonista da ação (ou inação) em torno das políticas culturais e turísticas, estabelece nos territórios a alocação de recursos públicos. Tal aplicação pode ocorrer ... -
História: poder, cultura e fronteiras
(2017)A partir da temática proposta que envolve discussões acerca do poder, da cultura e das fronteiras, nos seus mais diversos âmbitos e níveis de manifestações e preocupações, busca-se apresentar neste livro um conjunto ... -
Patrimônio Histórico Cultural Geoparque Quarta Colônia
(2021)Esta cartilha é o registro e a divulgação escrita de espaço de memórias, dos saberes e fazeres, com valor simbólico, a nível de patrimônio, dos nove munícipios pertencentes ao CONDESUS-Quarta Colônia e do projeto institucional ... -
Tensões morais de um Brasil digital: uma análise das tentativas de regulação das telenovelas brasileiras no YouTube
(2020-10-02)No presente artigo buscou-se compreender como se dão as tentativas de regulação moral das telenovelas na plataforma YouTube. Foi empregado esforço para entender como um fenômeno antigo - das tentativas de regulação das ... -
Observatório de Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Maria: Identidades, Trajetórias e Perspectivas
(2022-11-23)No ano de 2018, a ideia da criação de um local difusor das temáticas de Direitos Humanos na universidade, já nutrida há alguns anos, finalmente toma forma e se materializa no Observatório de Direitos Humanos (ODH) da ... -
Relações parassociais na perspectiva das Relações Públicas: Relacionamento com celebridades nas redes sociais digitais
(2023-07-06)Na Era da Internet temos uma ilusão de proximidade com a vida privada de celebridades, e comportamentos e fenômenos são ressignificados com essa mudança. Assim, o tema deste trabalho está centrado nas relações parassociais, ... -
A responsabilidade socioambiental como estratégia de comunicação: uma análise do canal da Vale no Youtube
(2022-08-11)Esta pesquisa busca compreender a responsabilidade socioambiental como estratégia de comunicação no contexto organizacional da Vale S/A, no sentido de entender a comunicação da mineradora em seu canal no Youtube, considerando ... -
A educação cooperativa na Cespol
(2014-12-02)Este artigo teve como objetivo propor uma alternativa de projeto de Educação Cooperativa à Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, a CESPOL, considerando a relevância ... -
Posicionamento e influência digital: uma análise do Instagram do Magazine Luiza
(2022-08-10)Posicionar-se é uma maneira de demonstrar na prática as convicções que uma organização tem, sua missão, visão, valores, propósitos e objetivos. Mas para que posicionamentos organizacionais gerem valor ao influenciar públicos ...