Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 4197
-
Singularidades da natureza: potencializadores de subjetivação na construção em arte-educação
(2017-12)Como arte-educadores sabemos que em arte não existe a possibilidade de imitação da natureza, na qual o artista se dispõe a reinterpretá-la. Por fazermos parte desse grande ciclo da vida que envolve todos os elementos que ... -
O uso da mídia digital Hagáquê para produzir HQ’s de forma lúdica
(2017-10-28)O presente estudo apresenta o uso do software HagáQuê para produzir Histórias em Quadrinhos (HQ’s) com os alunos do 8º ano na disciplina de Arte e Língua Portuguesa. Este software é um editor de histórias em quadrinhos com ... -
Merenda escolar: da historicidade à realidade do município de Chapadão do Lageado
(2016-06-05)A merenda escolar possui um importante papel na sociedade, e isso não se trata de nenhuma supervalorização política e sim, de uma constatação óbvia para um país que ainda possui sérios problemas que refletem diretamente ... -
A importância do conselho escolar no processo de gestão democrática: o legal e a prática
(2011-09-16)A escola se apresenta como autônoma, à medida que promove um ambiente crítico e transformador da realidade em que se contemple a maioria social. O Conselho Escolar como instância máxima de democracia dentro da instituição ... -
Educação musical e estágio supervisionado: trilhas formativas na construção da docência-estagiária
(2023-03-16)O objetivo desta tese é compreender o processo formativo de construção da docênciaestagiária por estudantes-estagiários, seus desafios e compreensões docentes vividos na pandemia da COVID-19. Partimos do pressuposto de ... -
O mundo do trabalho em livros didáticos de projeto de vida para o ensino médio
(2022-12-07)Projetar é uma ação humana recorrente que envolve, a partir do presente, antever possíveis acontecimentos em nossas vidas. Recentemente, o termo Projeto de Vida surgiu entre as discussões promovidas no processo de criação ... -
Índices para que te quero: o bloco alfabetizador e sua implicação ao trabalho pedagógico
(2022-02-10)O presente estudo vincula-se ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. A investigação objetivou compreender as implicações ... -
Novas tecnologias e sua utilização na gestão escolar
(2018-12-01)O presente trabalho se propõe analisar e identificar as tecnologias de informação e comunicação utilizadas em uma escola pública estadual no município de Santa Cruz do Sul. Através de uma entrevista com membros da equipe ... -
Juventude feminina e a divisão sexual do trabalho no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFFAR – Campus São Borja
(2018-10-01)Esta Dissertação de Mestrado, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) trata da juventude feminina e da educação profissional integrada ao ensino médio e ... -
TEAjudo - plataforma online de apoio para professores com alunos autistas em sala de aula
(2024-06-06)A produção de conhecimento fomentada dentro de um grupo de pesquisa em escolas, pode ajudar a mudar práticas pedagógicas, servindo de indicativo para o desenho de novos modelos de formação que possam ser utilizados futuramente ... -
Defesa civil e cidadania nas escolas e projetos sociais de Cachoeira do Sul - RS
(2011-12-10)Sabe-se que o conhecimento é uma ferramenta indispensável para promover a necessária transformação nas ações do homem em relação ao meio ambiente. Dentre as inúmeras maneiras a qual podemos observar o impacto da ... -
O brincar na educação infantil: um estudo na perspectiva dos gestores escolares da EMEI Maria Vitória Pohlmann
(2018-06-29)Este trabalho é um estudo acerca da visão dos gestores escolares sobre o brincar na Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa foi refletir sobre a importância do brincar na prática pedagógica da EMEI Maria Vitória ... -
O gestor escolar e suas ações frente a gestão
(2010-09-18)Este estudo teve como propósito investigar a gestão escolar no contexto atual, buscando conhecer as incumbências do gestor escolar, a função e a importância do diretor para comunidade escolar bem como suas ações, ... -
A organização e o desenvolvimento de estágios curriculares em cursos de licenciatura da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientadores
(2008-06-10)O presente estudo teve por objetivo contribuir para uma melhor compreensão das formas de organização e desenvolvimento dos Estágios Curriculares em Cursos de Licenciatura. Nesse sentido, nos propusemos a responder o ... -
Integração de tecnologias educacionais em rede pelos estudantes-estagiários do curso de formação de professores para a educação profissional: portais e recursos educacionais digitais
(2019-08-29)Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Ele trata da utilização dos Recursos Educacionais Digitais ... -
Uso e produção de vídeos na disciplina de arte: uma experiência para aguçar os sentidos e educar o olhar
(2017-10-28)O presente estudo reflete sobre o uso e produção de vídeos na disciplina de Arte. Em seguida descreve-se o projeto de vídeo aplicado a três turmas de 9º ano do ensino fundamental. A partir de um cronograma de trabalho ... -
Recursos móveis: facilitadores de aprendizagem
(2017-10-21)Este estudo objetiva verificar o uso da mídia móvel como um facilitador de aprendizagens na escola. A revisão teórica aborda conceitos sobre ferramentas tecnológicas e o espaço escolar, o perfil do professor contemporâneo ... -
Música no ensino fundamental: a lei 11.769/08 e a situação de escolas municipais de Santa Maria/RS
(2011-03-31)A presente dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao ... -
A música no curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria: da arena legal à arena prática
(2017-06-30)Esta tese foi desenvolvida no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao grupo de pesquisa ...