• Singularidades da natureza: potencializadores de subjetivação na construção em arte-educação 

      Abadie, Vanderleia Rodrigues; Stumm, Rebeca Lenize (2017-12)
      Como arte-educadores sabemos que em arte não existe a possibilidade de imitação da natureza, na qual o artista se dispõe a reinterpretá-la. Por fazermos parte desse grande ciclo da vida que envolve todos os elementos que ...
    • Manual de utilização de geotecnologias como ferramenta de monitoramento do mosquito Aedes aegypti 

      Amaral, Lúcio de Paula (2017)
      Este caderno visa mostrar o uso de geotecnologias livres na análise espacial do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e febre por vírus zica. A proposta foi gerar um material instrutivo, de modelo ao gestor público, ...
    • Hipertensão arterial na gravidez: cartilha de cuidados 

      Braz, Melissa Medeiros; Di Gregório, Guilherme Ribeiro; Silveira, Marianna Dias; Silva, Ana Paula Santos da; Anversa, Alessandro Meneghetti (2017)
      A gestante, pela própria fisiologia da gravidez, tende a ter uma diminuição da pressão. Às vezes, em condições patológicas, ela pode estar aumentada. A isto chamamos de patologias hipertensivas da gravidez. Quando estas ...
    • Matemágica na sala de aula: uma perspectiva pedagógica 

      Fajardo, Ricardo; Kegler, Natália Alessandra; Becker, Alex Jenaro (2017)
      Este livro apresenta algumas ideias de como a matemágica (truque matemático) pode ser usada como uma ferramenta didática, tanto na sala de aula como fora dela. O aspecto lúdico de trabalhar com o conteúdo matemático foi ...
    • Roteiros didáticos no aplicativo Spring - técnicas de classificação digital 

      Fantinel, Roberta Aparecida; Benedetti, Ana Caroline Paim (2017-12)
      Os autores procuram apresentar besta cartilha alguns procedimentos técnicos no aplicativo SPRING (Sistema de Processamento de Informações Georreferencial) desenvolvido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). ...
    • O projeto Assessoria Técnica e Pedagógica (ATPs) e a construção da rede de Unidades de Observação Pedagógica do Programa de Ates/RS 

      Fialho, Marco Antônio Verdari; Neumann, Pedro Selvino; Bellé, Adilson Roberto; Zarnott, Alisson Vicente; Flech, Eduardo Miotto; Chies, Jacir João; Ferreira, Fernanda de Figueiredo (2017-12)
      Este texto tem por objetivo apreentar como o Projeto de Asessoria Técnica e Pedagógica (ATP's) UFSM/INCRA contribuiu na construção de Redes de Unidades de Observação Pedagógica (RUOP), que visa a qualificação da ação ...
    • Ateliê de textos - para ler e reinventar estórias: do contexto ao texto e vice versa 

      Fuzer, Cristiane; Weber, Sabrine; Khun, Mdhi Ibahim Bader; Michelotti, Patrícia; Rossi, Simone; Cunha, Jacyara Rosa da; Flores, Nathália (2017)
      Este caderno reúne atividades de leitura detalhada preparatórias para a produção de textos que instanciam um dos gêneros mais envolventes e poderosos ao longo dos tempos: a narrativa. Pertencente à família das estórias, ...
    • Plantas medicinais de emprego popular em Palmeira das Missões, RS 

      Garlet, Tanea Maria Bisognin; Mattos, Jéssica Patrícia Oliveira de; Martins, Nomik Compagnoni (2017-12)
      O presente caderno foi elabora do para fornecer informações que contribuam e incentivem a utilização de plantas medicinais para problemas de saúde. Este trabalho é resultado de ações de extensão desenvolvidas em escolas ...
    • Formação continuada para professores de Biologia: avanços e desafios de um curso EaD 

      Marques, Keiciane Canabarro Drehmer; Santos, Lucas Santiago dos; Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de (2017-12)
      Após a formação inicial, os docentes se deparam com a necessidade de aperfeiçoamento acerca de metodologias e de seus componentes curriculares. Desta forma, os cursos de formação continuada ajudam a suprir parte dessa ...
    • Cartilha para leigos sobre reanimação cardiopulmonar 

      Monteiro, Anna Martha Spananberg; Moscopf, Fabio Jaques; Schaffazick, Fernando; Bondan, Francine Burtet; Turri, Geisieli; Silveira, Letícia Fioravante da; Dall'agnol, Marinel Mór; Avila, Rafael Almeida (2017-12)
      O Programa Reanima! é uma ação de extensão da UFSM na qual estudantes de Medicina ensinam leigos como agir diante de uma parada cardiorrespiratória (PCR). Aborda-se conceito, causas e identificação da PCR e, principalmente, ...
    • Ecolândia: o mundo onde a gente vive: manual de produção radiofônica 

      Rodrigues, Cristiano Magrini (2017)
      Este manual de produção radiofônica procura servir de referência editorial para a equipe do projeto de extensão Ecolândia (PETCom/UFSM) e de base para outras iniciativas em rádios comunitárias. Está baseado nas Teorias ...
    • Cartilha de autocuidado para mulheres com cólicas menstruais: exercícios, massagens e orientações 

      Rosseto, Adriane; Bevilaqua, Laura Appel; Braz, Melissa Medeiros (2017-12)
      Esta cartilha tem como objetivo promover educação em saúde a fim de possibilitar o autocuidado para mulheres com cólicas menstruais. Apresenta técnicas de massagem, exercícios, relaxamento, alongamentos, entre outros ...
    • Regulagem, calibração, estado de conservação e uso de pulverizadores agrícolas no estado do Rio Grande do Sul 

      Schlosser, José Fernando; Martini, Alfran Tellechea; Farias, Marcelo Silveira de; Bertollo, Gilvan Moisés; Santos, Gustavo Oliveira dos; Barbieri, Juan Paulo; Oliveira, Luis Fernando; Negri, Giácomo Muller (2017)
      As inspeções de pulverizadores agrícolas podem ser realizadas de forma obrigatória ou voluntária. Tendo em vista a necessidade de reduzir a contaminação ambiental e elevar a eficiência e qualidade das aplicações de ...
    • Como uma planta de gladíolo se desenvolve 

      Schwab, Natalia Teixeira; Streck, Nereu Augusto; Becker, Camila Coelho; Uhlmann, Lilian Osmari; Langner, Josana Andreia; Ribeiro, Bruna San Martin Rolim (2017)
      O gladíolo é uma importante flor de corte, porém há carência de informações na literatura sobre sua fenologia. As escalas fenológicas de culturas agrícolas têm como objetivo uniformizar a comunicação entre os envolvidos ...
    • Práticas de biologia celular e molecular para o ensino médio 

      Sepel, Lenira Maria Nunes (2017)
      As aulas de introdução ao curso “Biologia Celular e Molecular para o Ensino Médio” foram organizadas em protocolos adaptados, com procedimentos ilustrados, instruções e comentários que permitem a execução das atividades ...
    • Planejamento e avaliação em saúde 

      Unfer, Beatriz; Sangioni, Luís Antônio; Ferreira, Taísa Gomes (2017-12)
      O planejamento de ações e serviços em saúde constitui um dos mecanismos da gestão dos municípios brasileiros para a consolidação do SUS. O Plano Municipal de Saúde, a Programação Anual de Saúde e o Relatório Anual de Gestão ...
    • Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil 

      Cancian, Viviane Ache; Gallina, Simone Freitas da Silva; Weschenfelder, Noeli Valentina (2016)
      Nesse livro encontramos textos que problematizam imagens de pensamento sobre as infâncias, as crianças e as docências. Imagens possíveis que aparecem nos textos que compõem esse livro, arti-culando-se a partir das fronteiras ...