Navegação por orientadores "Macedo, Ricardo Tombesi"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
Jogos educativos matemáticos
(2020-12-11)Este trabalho de Graduação de Licenciatura em Computação possui, como objetivo geral, realizar um estudo qualitativo sobre Jogos Educativos Matemáticos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma atividade ... -
Uso do Scratch para o desenvolvimento do pensamento computacional
(2021-08-25)Atualmente a escola se tornou um ambiente muito dinâmico e para isso precisa de ferramentas de ensino capazes de proporcionar aos alunos a melhor experiência possível. No Brasil temos uma grande carência no estudo do ... -
Aprendizagem significativa com mapas conceituais e mentais: um estudo de caso comparativo no ensino de Geografia
(2020-12-09)Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Estudo de Caso como método de pesquisa no ambiente escolar nas aulas de Geografia para o primeiro ano do ensino médio. O estudo iniciou com aulas sobre Mapas Mentais, Mapas ... -
Ensino de matemática com o auxílio da realidade aumentada
(2020-12-10)Este artigo investiga a integração da Realidade Aumentada (RA) no processo de ensino-aprendizagem de sólidos geométricos no Ensino Básico. Tendo em vista que o comprometimento dos educandos interfere muito no progresso dos ... -
Análise da viabilidade de uso do protocolo IP anycast em soluções de alta disponibilidade e balanceamento de carga
(2017-12-11)Este artigo apresenta um estudo sobre o uso do protocolo IP Anycast como alternativa para obtenção de alta disponibilidade e balanceamento de carga em serviços geograficamente distribuídos. Uma comparação com outras ... -
Um protocolo de eleição tolerante a falhas e instabilidades para controladores SDN
(2017-12-11)As Redes Definidas por Software propõem um controlador logicamente centralizado, possibilitando uma visão global da rede. Porém, acaba tornando o controlador um ponto único de falhas e também suscetível a sofrer ataques ... -
Uso dos softwares educacionais Google Earth e Google Sala de Aula em sala de aula
(2020-12-08)Este artigo propõe a utilização dos softwares educacionais Google Earth e Google Sala de Aula nas escolas, no nível fundamental de ensino, ambos os softwares são de acesso fácil e gratuito e pouco utilizado nas escolas. A ... -
Uso de programas 3D na educação
(2020-12-11)Este artigo versa sobre as mudanças na educação com o advento de novas formas tecnologicas e o uso de sofware educacionas 3D fazendo uma analise de vantagens e desvantagem entre 3 programas. -
O uso de jogos educacionais para a aprendizagem de programação no ensino fundamental
(2020-12-09)Cada indivíduo não é dotado de um mesmo conjunto de competências, consequentemente, nem todos aprendem da mesma forma, segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner. Cabe portanto, ao educador descobrir alternativas, ...