Navegação por orientadores "Mota, Helena Bolli"
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Desempenho semântico, sintático, construção e extensão da frase em crianças com desenvolvimento fonológico típico e desviante
(2012-03-01)Esta pesquisa tem como objetivo verificar a possível relação entre os diferentes subsistemas da linguagem, partindo de crianças com alterações do subsistema fonológico, de idades entre quatro e sete anos, e comparar com ... -
Discriminação fonêmica, processamento auditivo e reflexo acústico em crianças com desenvolvimento de fala normal e desviante
(2009-12-11)Este estudo teve por objetivo avaliar a capacidade de discriminação fonêmica, as habilidades do processamento auditivo e os limiares do reflexo acústico em crianças com desvio fonológico e analisar uma possível associação ... -
Leitura e escrita de crianças com desvio fonológico e de crianças com desenvolvimento fonológico típico
(2014-03-31)Algumas habilidades identificadas como preditivas do bom desempenho em leitura e escrita podem encontrar-se prejudicadas nas crianças que apresentam desvio fonológico. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar e comparar ... -
Mudanças fonológicas em sujeitos com diferentes graus de severidade do desvio fonológico tratados pelo modelo de oposições máximas modificado
(2005-01-27)Este estudo teve como objetivo analisar e comparar as mudanças fonológicas ocorridas nos diferentes graus de severidade do desvio fonológico em sujeitos tratados pelo modelo de Oposições Máximas Modificado (Bagetti, Mota ... -
A memória de trabalho fonológica e o processamento da linguagem na infância
(2006-08)Tema: As relações entre o circuito fonológico da memória de trabalho e o processamento da linguagem na infância começaram a ser investigadas a partir do momento em que os pesquisadores adotaram o Modelo de Memória de ... -
Ambientes favoráveis à produção das plosivas no desvio fonológico
(2012-02-28)Objetivos: Verificar quais variáveis linguísticas e extralinguísticas influenciam a produção correta dos fonemas plosivos em crianças com desvio fonológico. Método: Foram utilizados dados de fala de 45 crianças com diagnóstico ... -
Teste de figuras para discriminação fonêmica: proposta e aplicação
(2007-08-06)A discriminação fonêmica é a habilidade de diferenciar os sons da fala. O objetivo desta dissertação foi propor um teste de figuras para avaliar a percepção fonêmica de crianças de 4:0 a 8:0 anos de idade através de pares ... -
Habilidades de discriminação auditiva em crianças com desvios fonológicos evolutivos
(2005-02-01)Esta pesquisa investigou a habilidade de discriminação auditiva em 41 crianças com DFE, sendo 16 do sexo feminino e 25 do sexo masculino, com idades compreendidas entre 4 anos e 8 anos e 2 meses, que recebiam ou haviam ... -
Fonoaudiologia e a gestão da linguagem na área da comunicação suplementar e alternativa: da formação à prática
(2016-08-31)Esta tese teve o objetivo geral de investigar a formação e a atuação do fonoaudiólogo em Comunicação Suplementar e Alternativa com crianças com encefalopatia crônica não evolutiva e o padrão conversacional em sessões ... -
Fluência da fala em diferentes gravidades do desvio fonológico
(2013-02-28)Esta dissertação está estruturada no modelo alternativo de acordo com o proposto pela MDT (Estrutura e Apresentação de Monografias, Dissertações e Teses) da UFSM, sendo composta por uma introdução seguida de dois artigos ... -
Fonoaudiologia preventiva
(2006-08)O objetivo deste trabalho de revisão de literatura é tratar de um assunto atual para a Fonoaudiologia: a Fonoaudiologia preventiva, sua teoria e exemplos de práticas. A fonoaudiologia preventiva tem como objetivos elaborar ... -
A estratégia de alongamento compensatório e sua relação com habilidades metalinguísticas no desvio fonológico
(2009-03-06)Não possui resumo. -
Fonoaudiologia: uma abordagem pública
(2006-01)Este trabalho se configura como uma revisão de literatura que tem como objetivo discorrer sobre o processo de construção da Fonoaudiologia na Saúde Pública. Dentro desta proposta, um dos tópicos abordados trata do histórico ... -
Proposta de modelo padrão de aquisição de contrastes e estruturas (PAC-E) para avaliação dos desvios fonológicos
(2015-02-24)Esta pesquisa teve como objetivo fundamental associar ao modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC) a análise da estrutura silábica, permitindo a interação entre estrutura silábica e inventário segmental na aquisição ... -
Compreensão e produção de orações relativas em crianças com e sem desvio fonológico
(2017-07-05)Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho de crianças com desvio fonológico (DF) e com desenvolvimento típico de linguagem (DTL) entre as idades de 4 anos a 8 anos e 11 meses nas habilidades de compreensão e ... -
A maturação auditiva e o desenvolvimento de diferentes habilidades do processo de comunicação
(2006-03-30)Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar as habilidades de linguagem, consciência fonológica, memória de trabalho, leitura, escrita e processamento auditivo em um grupo de crianças com idade entre sete e 10 ... -
Relações entre consciência fonológica e vocabulário expressivo em crianças com desvio fonológico
(2010-01-20)Os objetivos deste estudo foram investigar a relação entre consciência fonológica e vocabulário expressivo em crianças com desenvolvimento típico da linguagem e em crianças com desvio fonológico; comparar o desempenho de ... -
Estudo comparativo da consciência fonológica de crianças com aquisição bilíngüe e monolíngüe da linguagem
(2008-06-25)Não possui resumo. -
Avaliação da linguagem de sujeitos com histórico de desvio fonológico após terapia fonológica
(2008-06-02)Não possui resumo.