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dc.contributor.advisorCamillo, Camila Righi Medeiros
dc.creatorMarquet, Mônica Grazieli
dc.date.accessioned2015-09-02T13:38:19Z
dc.date.available2015-09-02T13:38:19Z
dc.date.issued2010-10-22
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1003
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectIdentidades surdaspor
dc.titleSurdez e escola inclusiva: aspectos pertinentes a construção das identidades surdaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Capão da Canoa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo se encontra alicerçado no campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais em Educação e busca entender a construção das identidades surdas a partir da escola inclusiva. Assim, através do paralelo entre bibliografias afins e entrevistas semi-estruturadas dirigidas aos sujeitos envolvidos na educação de surdos, faz-se referência ao espaço escolar inclusivo e os aspectos importantes no que tange a educação de surdos para problematizar a constituição das identidades surdas de alunos incluídos. Nesse sentido, intenta-se verificar quais possibilidades a escola inclusiva oferece (ou não) às construções das identidades surdas, considerando a concepção dos professores ouvintes entrevistados frente a esses fatores, a partir do contexto sócio-cultural e bilíngüe em que estão inseridos os alunos surdos. Diante disso, este trabalho foi desenvolvido no sentido de tensionar a educação de surdos e o processo de inclusão tendo como foco a construção das identidades surdas considerando singularidades importantes como a cultura e a língua de sinais das comunidades surdas, fatores que são considerados imprescindíveis no espaço inclusivo e na constituição das identidades.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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