Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIsaia, Lucia
dc.creatorAmadori, Isabel
dc.date.accessioned2015-09-16T14:12:05Z
dc.date.available2015-09-16T14:12:05Z
dc.date.issued2004-06-29
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1018
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis research comes from verification of the lack of fabric printing designs specific for the kitchen. All the process developed from the ethnography of painting in dishes cloth with the purpose of rescuing the personal/familiar history of this manual work as a reference for the creation of a printed textile collection for the kitchen. The theoretical reference was built reflecting design conceptions and discussions over history aspects and research in bibliography about the theme, for the crossing of information that could complement the data of my own life history. The imagery reference of the collection came from the paintings made by myself from 1989 to 1996. The paintings were selected under personal affective criteria and afterwards were studied, put together and elaborated until the conclusion of the projects. The result was 23 projects. Among these, three composers and five avulse types were elaborated in prototype.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstampariapor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectEstampaspor
dc.subjectEstamparia têxtilpor
dc.subjectDesign têxtilpor
dc.titleResgate da produção de estampas têxteis populares como referenciais para criação de design de estamparia de superfíciepor
dc.title.alternativeRescuing the popular printes textile as a reference for the creation of surface printing designeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDesign para Estampariapor
dc.description.resumoEsta pesquisa parte da constatação da carência de designs de estamparias para superfícies de peças têxteis específicas para cozinhas. Todo processo desenvolveu-se a partir da etnografia das pinturas dos panos de prato objetivando o resgate histórico pessoal/familiar deste labor manual como referência para a criação de uma coleção de estampas têxteis para cozinhas. O referencial teórico foi construído refletindo concepções do design e discussão sobre aspectos históricos dos fazeres manuais. Em função disso foi feita a coleta de dados junto a familiares e pesquisa em bibliografia referente ao tema, para o cruzamento de informações que complementassem os dados de minha história de vida. O referencial imagético da coleção foi buscado nas pinturas de panos de prato de minha autoria executados no período de 1989 a 1996. As estampas foram selecionadas a partir do critério afetivo pessoal e posteriormente foram estudadas, montadas e reelaboradas até a conclusão de projetos. Obteve-se como resultados 23 projetos. Destes, três composês e cinco peças avulsas foram executadas em protótipos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Design para Estamparia [61]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Design para Estamparia

Mostrar registro simples