Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFelix, Glades Tereza
dc.creatorAlves, Cícero dos Santos
dc.date.accessioned2015-09-17T15:15:25Z
dc.date.available2015-09-17T15:15:25Z
dc.date.issued2005-03-18
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1025
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis study is a research of the type case study, accomplished with the community of the Municipal School of Fundamental Teaching Dagoberto Barcellos, of Caçapava of the South, RS. We objectified to identify the vision that referred her community has of the institution-school, with views to suggest actions that propitiate a larger participation of the family, aiding the children in the school tasks, at home. With that, it is looked for, in the partnership, to improve the quality of the teaching accomplished in the school. Theoretical Base approaches the theme Democratic Administration firstly. In the sequence, we demonstrated the need to create a participation culture in the teaching institutions. We aimed the parents as great allies, that need to be guided, so that they can help its children they to improve it its school acting. We sustained the hypothesis that there is not the participation wanted by everybody, because the family doesn't possess a historical one school that enables it to guide, to help, to motivate, to accompany its children in the school. With the aid of the research, we interviewed 32 parents or responsible of students. Each one answered to three questionnaires. The reading of the data defined the community's profile and it went the base to the considerations. Besides checking the initial hypotheses on the participation level that we have. Finally, we presented suggestions for the school that has political will and he/she wants an adult and better participation of the family, improving like this there the quality teaching produced.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIncentivo à leiturapor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectParticipação comunitáriapor
dc.titleComunidade e escola: a participação necessáriapor
dc.title.alternativeCommunity and school: the necessary participationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada com a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dagoberto Barcellos, de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos identificar a visão que a referida comunidade tem da instituição-escola, com vistas sugerir ações que propiciem uma maior participação da família, auxiliando os filhos nas tarefas escolares em casa. Com isso, busca-se, na parceria, melhorar a qualidade do ensino realizado na escola. O Referencial Teórico aborda primeiramente o tema Gestão Democrática. Na seqüência, demonstramos a necessidade de se criar uma cultura de participação nas instituições de ensino. Apontamos os pais como grandes aliados, que precisam ser orientados, de modo que possam ajudar seus filhos a melhorarem seu desempenho escolar. Sustentamos a hipótese de que não há a participação desejada por todos, porque a família não possui um histórico escolar que a habilite a orientar, ajudar, motivar, acompanhar seus filhos na escola. Com o auxílio de questionários, entrevistamos 32 pais ou responsáveis de alunos. Cada um respondeu a três questionários. A leitura dos dados definiu o perfil da comunidade e foi a base para as considerações. Além de comprovar as hipóteses iniciais sobre o nível de participação que temos. Por fim, apresentamos sugestões para a escola que tiver vontade política e quiser uma maior e melhor participação da família, melhorando assim a qualidade ensino ali produzido.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples