Mostrar registro simples

dc.creatorBittencourt, Ana Luiza Portela
dc.date.accessioned2013-05-20
dc.date.available2013-05-20
dc.date.issued2010-12-14
dc.identifier.citationBITTENCOURT, Ana Luiza Portela. Expression of coercion in care of patients treated in a university hospital. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10317
dc.description.abstractThis work approaches the perception of coercion, on the part of the patient, n the process of informed consent which constitutes an important element in health. The perception of coercion may be associated with this practice so that the subject perceives that has not been able to express their will with respect to its treatment. One searched to evaluate if the patient perceived himself able to express his opinion in the authorization process for the realization of care procedures and understand the involved factors in this perception, according to these subjects. Also one used instruments of evaluation of the level of literacy and development psychological-moral in order to better understand the factors involved in decision making in healthcare. The present work consists in a transversal study, which was applied Expression Scale of Coercion in Care, the Instrument of Evaluation of the Development Psychological-moral and the instrument of Evaluation of Literacy in two samples: one consisting of 143 outpatients and another of 142 patients admitted to HUSM. The technique of half-structuralized interview was also used to understand the factors that had taken the patients to indicate discomfort in expressing themselves. These subjects constitute a sub-sample, consisting of six subjects who responded to the questionnaires mentioned above showing some degree of expression of coercion on the scale applied in order to evaluate this data. In the found results, the relative data to this measure are not differentiated between the samples, and indicate a low level of perception of coercion when expressing itself. It was observed that the research subjects, in its majority, meet in the concientious level of the development scale psychological-moral. In both the samples had prevalence of the rudimentary level of literacy. In sub-sample interviewed may be noted the identification by the patient, of whom did not have voice in the treatment seems linked to the supply of information, the experiences with the hospital, and also the elements as the time of attachment to the institution, the gratitude and the way as the experiences had been integrated psychically by the subjecteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCoerçãopor
dc.subjectBioéticapor
dc.subjectAssistência hospitalarpor
dc.subjectCoercioneng
dc.subjectBioethicseng
dc.subjectHospital careeng
dc.titleExpressão de coerção em assistência de pacientes atendidos num hospital universitáriopor
dc.title.alternativeExpression of coercion in care of patients treated in a university hospitaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho aborda a percepção de coerção, por parte do paciente, no processo de consentimento livre e esclarecido o qual se constitui como elemento importante na área da saúde. A percepção de coerção pode estar associada a essa prática de modo que o sujeito perceba que não foi capaz de expressar sua vontade com relação ao seu tratamento. Buscou-se avaliar se o paciente percebeu-se capaz de expressar sua opinião no processo de autorização para a realização de procedimentos assistenciais e compreender os fatores envolvidos nesta percepção, de acordo com estes sujeitos. Também utilizou-se instrumentos de avaliação do nível de alfabetismo funcional e desenvolvimento psicológicomoral a fim de melhor compreender os fatores envolvidos na tomada de decisão em assistência à saúde. O presente trabalho constituiu-se em um estudo transversal, onde foi aplicada a Escala de Expressão de Coerção em Assistência, o Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento Psicológico-moral e o Instrumento de Avaliação de Alfabetismo Funcional em duas amostras: uma constituída de 143 pacientes ambulatoriais e outra de 142 pacientes internados no HUSM. Utilizou-se também a técnica de entrevista semi-estruturada para poder compreender os fatores que levaram os pacientes a indicar desconforto ao expressar-se. Estes sujeitos constituem uma sub-amostra, sendo composta por 6 dos sujeitos os quais responderam aos questionários citados anteriormente e apresentaram algum grau de expressão de coerção na escala aplicada com a finalidade de avaliar este dado. Nos resultados encontrados, os dados relativos a esta medida não se diferenciam entre as amostras, e indicam um nível baixo de percepção de coerção ao expressar-se. Foi observado que os sujeitos da pesquisa, em sua maioria, encontram-se no nível consciencioso da escala de desenvolvimento psicológico-moral. Em ambas as amostras houve prevalência do nível rudimentar de alfabetismo funcional. Na sub-amostra entrevistada pode-se observar que a identificação, pelo paciente, de que não teve voz no tratamento parece interligada ao fornecimento de informação, às vivências junto ao hospital, e ainda a elementos como o tempo de vinculação à instituição, à gratidão e ao modo como as vivências foram integradas psiquicamente pelo sujeito.por
dc.contributor.advisor1Quintana, Alberto Manuel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7464902899875284por
dc.contributor.referee1Goldim, José Roberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0485816067416121por
dc.contributor.referee2Roso, Adriane
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5781004524826262por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5204549946944713por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples