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dc.creatorLopes, Mariana Dal Castel
dc.date.accessioned2014-07-31
dc.date.available2014-07-31
dc.date.issued2013-03-12
dc.identifier.citationLOPES, Mariana Dal Castel. SOCIAL EDUCATORS AND THE MEANINGS ATTACHED TO THE PHENOMENON OF DEPRIVATION OF FREEDOM OF WOMEN. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10323
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the perceptions of social educators of an feminine detention institution about where they work and their work functions. To achieve the proposed objectives, we chose a qualitative bias. Data collection was conducted from individual semi-structured interviews with ten social educators of the Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (CASEF) in RS. Data analysis revealed a marked initial impact of the participants as they enter the workforce of the institution. This shock helps your place description - in the period of admission - as close to a strict prison unit. However, from the outset, respondents highlighted the perception of the institution where they work as distinct and qualitatively superior performance. They describe the history and trajectory of this unit like essential variables for acquiring current results more effective compared to the results of male units and the results achieved in the past. They believe that their functions are linked to education and that education has a close relationship with the stipulation of limits - through discipline - as they believe in the relationship with affective bond built between adolescents and socioeducadores. They Emphasize the importance of their work, and understand that it is for their category most of the responsibility for processes of socialization. Finally, we suggest the need to invest more in studies that demonstrate experiments that can be followed, replicable examples of relationships, methods, tools that leverage processes of socialization. It is understood that one must, above all, know and highlight the human aspect behind the existing stigmas related to all involved with the phenomenon of deprivation of liberty in adolescents.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDelinqüência juvenilpor
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.subjectAgentes socioeducadorespor
dc.subjectJuvenile delinquencyeng
dc.subjectInstitutionalizationeng
dc.subjectSocial educatorseng
dc.titleSignificados atribuídos por agentes socioeducativos ao fenômeno da privação de liberdade femininapor
dc.title.alternativeSocial educators and the meanings attached to the phenomenon of deprivation of freedom of womeneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo buscou investigar quais as percepções dos agentes socioeducativos de uma instituição de privação de liberdade feminina sobre o local onde trabalham e suas funções laborais. Para atingir os objetivos propostos, optamos por um viés qualitativo. A coleta de informações foi realizada a partir de entrevistas individuais, semi-estruturadas, com dez socioeducadores do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (CASEF) no RS. A análise dos dados revelou um impacto inicial marcante dos participantes ao ingressarem no quadro funcional da instituição. Este choque auxilia sua descrição do local nesta época de ingresso como próximo a uma unidade estritamente prisional. Entretanto, desde o princípio, os entrevistados ressaltam a percepção da instituição onde trabalham como diferenciada e seu desempenho qualitativamente superior. Descrevem a história e a trajetória do CASEF como variáveis essenciais para resultados atuais que consideram mais efetivos em comparação aos das unidades masculinas e às suas próprias conquistas no passado. Crêem que suas funções estão ligadas à educação e que esta teria relação estreita com a estipulação de limites através da disciplina assim como do vínculo afetivo, a ser construído entre adolescentes e socioeducadores. Enfatizam a importância de seu trabalho compreendendo que cabe à sua categoria a maior parte da responsabilidade pelos processos de ressocialização. Por fim, sugerimos a necessidade de se investir mais em estudos que demonstrem experiências que possam ser seguidas, exemplos replicáveis de relações, métodos, ferramentas que alavanquem os processos de ressocialização, para além da pura denúncia. Compreende-se que é preciso, sobretudo, conhecer e destacar o humano existente por trás dos estigmas relacionados a todos os envolvidos com o fenômeno da privação de liberdade em adolescentes.por
dc.contributor.advisor1Arpini, Dorian Mônica
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799905A4por
dc.contributor.referee1Oliveira, Carmen Silveira de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2137146244680237por
dc.contributor.referee2Siqueira, Aline Cardoso
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3278922570477238por
dc.contributor.referee3Dias, Ana Cristina Garcia
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797256P2por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2512734340246159por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor


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