Mostrar registro simples

dc.creatorBerni, Vanessa Limana
dc.date.accessioned2015-10-26
dc.date.available2015-10-26
dc.date.issued2013-03-25
dc.identifier.citationBERNI, Vanessa Limana. "The art of living": (re)presenting the experience of adolescents living with HIV/Aids. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10344
dc.description.abstractThe aim of this Master Dissertation is to (re)presented the experience of perinatally infected HIV adolescents, treated in a public hospital located in Brazil‟s sul. Specifically, we aimed: to socialize experiences of research in a specialized health service; to discuss the conceptions about adolescence/adolescent and how are described by the interviewees; and to understand how representations of AIDS impact their social/emotional relationships and the construction of their identity. We conducted semi structured one-on-one interviews with 6 adolescents (ages between 11-14 years old). The interpretation of information is based in the Critical Social Psychology, Theory of social representations and other interdisciplinary theoretical productions about identity, adolescence and HIV/AIDS. Results were presented in three manuscripts: (a) Research Movements in a specialized HIV/AIDS service: interdisciplinarity, reception and access to the adolescents : to socialize experiences of research in a specialized health service for HIV/AIDS children and adolescents. (b) Adolescence (Re)presented from the view of critical social psychology : to (re)introduce some elements to construct an alternative conception of adolescence/adolescent that goes along with the ontological and epistemological presuppositions of the Critical Social Psychology. (c) Adolescents living with HIV/AIDS: identity and social representations in dialogue : to present and analyze the experience of perinatally infected HIV adolescents, to understand how representations of AIDS impact their social/emotional relationships and the construction of their identity; In conclusion, it was emphasized that recognizing the adolescents as participant on decisions regarding their body/treatment might bring benefits as: the strengthening of health care services attachment and increasing of medication adherence. It was suggested the implementation of dialogical spaces, where adolescents (and also family members) can not only share their experiences with another adolescents and health professionals but as an interdisciplinary daily-space to clarify doubts/questions about adolescence and HIV/AIDS. Finally, it was highlighted the need for strategies that deconstruct traditional and negative representations of AIDS in society, so that those adolescents, and other people living with HIV/AIDS, may ease their fears of suffering prejudice. Keywords: Critical Social Psychology, Adolescence, Adolescents, HIV/AIDS, Social Representations.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia social críticapor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectHIV/Aidspor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectCritical social psychologyeng
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectAdolescentseng
dc.subjectSocial representationseng
dc.title"A arte de viver": (re)apresentando a experiência de adolescentes vivendo com HIV/Aidspor
dc.title.alternative"The art of living": (re)presenting the experience of adolescents living with HIV/Aidseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação pretende (re)apresentar a experiência de adolescentes vivendo com HIV/Aids, infectados a partir da transmissão vertical, e que são atendidos em um hospital público localizado no sul do Brasil. Especificamente, busca: socializar as experiências de pesquisa junto ao hospital foco de estudo; discutir as concepções sobre adolescência/adolescente e como essas aparecem nos discursos dos entrevistados; e identificar representações da aids e de estar HIV positivo, de modo a compreender como essas impactam as relações sociais/afetivas, e a construção de identidade. A partir de uma perspectiva qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais, semiestruturadas, com seis adolescentes (11 a 14 anos) que conhecem seu diagnóstico para o HIV. A interpretação das informações é conduzida com base na Psicologia Social Crítica, apoiando-se na Teoria das Representações Sociais e estudos interdisciplinares sobre identidade, adolescência e HIV/Aids. Os resultados são apresentados em três artigos-diários. O diário 1 Movimentos de Pesquisa em um Serviço Especializado em Assistência ao HIV/Aids: interdisciplinaridade, acolhimento e acesso aos adolescentes socializa as experiências em pesquisa junto ao Serviço de Saúde especializado no atendimento a crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids. O diário 2 - A adolescência (re)apresentada na ótica da Psicologia Social Crítica - (re)introduz alguns elementos para construir uma concepção alternativa de adolescência/adolescente que esteja em sintonia com as pressuposições ontológicas e epistemológicas da Psicologia Social Crítica. O diário 3 - Adolescentes vivendo com HIV/Aids: identidade e Representações Sociais em diálogo apresenta e analisa as experiências dos adolescentes, de modo a compreender como as representações da aids impactam seus relacionamentos sociais/afetivos e a construção de suas identidades. Como conclusão, foi enfatizado que reconhecer o adolescente como participante nas decisões com relação ao seu corpo/tratamento poderá trazer benefícios, como: o fortalecimento do vínculo com os serviços de saúde e o aumento da adesão ao tratamento. Foi sugerida a implementação de espaços dialógicos, onde os adolescentes (e também os familiares) não apenas possam compartilhar suas experiências com outros adolescentes e profissionais da saúde, mas como um espaço cotidiano para clarear dúvidas/questões sobre adolescência e HIV/Aids. Por fim, foi assinalada a necessidade de estratégias que desconstruam representações tradicionais e negativas da aids na sociedade, de modo que esses adolescentes, e demais pessoas vivendo com HIV/Aids, possam aliviar seus medos de sofrer preconceito.por
dc.contributor.advisor1Roso, Adriane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5781004524826262por
dc.contributor.referee1Weber, Beatriz Teixeira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4212765481348270por
dc.contributor.referee2Veronese, Marília Veríssimo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9561090934034324por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4701391833315479por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples