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dc.creatorDeus, Meiridiane Domingues de
dc.date.accessioned2016-08-09
dc.date.available2016-08-09
dc.date.issued2016-02-15
dc.identifier.citationDEUS, Meiridiane Domingues de. BECOMING A GRANDMOTHER IN THE CONTEXT OF TEEN PREGNANCY. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10357
dc.description.abstractThe birth of a new member in the family can cause changes in the routine of this group, requiring an adjustment in the lives of all family members involved in this situation. The changes are related not only to family dynamics, but also to the development of new roles and identities. Currently, some grandparents play the role of caregivers, offering moral, financial and emotional support to children and grandchildren. This dissertation deals with this theme, and is composed by two articles. The first study is a critical integrative review aimed to investigate the scientific publications on the topic of grandparents, published from 2005 to 2015. A search of national studies was performed on the SciELO and PEPSIC databases. They selected 14 articles. It was found that grandparents are important sources of emotional support, and affection both for children and for their grandchildren, particularly in contexts of teenage pregnancy, grandchildren with disabilities and breastfeeding. The second study aims to know how was the process of becoming a grandmother in the context of adolescent pregnancy. The participants were 12 women in the age group of 29-55 years. Information was collected in Health Basic Units of a city in Rio Grande do Sul through semi-structured interviews and incomplete sentences game. The analysis was based on the theoretical model of Grounded Theory (DFT). Becoming a grandmother was found to be characterized by negative (fear, anger, sadness) and positive feelings (happiness). Participants report that they never imagined becoming a grandmother at this time of their lives. Some grandparents consider that being a grandmother is to be the second mother of the child. It highlights the need for development of public policies that address this audience, and the inclusion of their participation in health promotion activities.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvópor
dc.subjectTornar-se avópor
dc.subjectGravidez na adolescênciapor
dc.subjectTeoria fundamentada nos dadospor
dc.subjectGrandmothereng
dc.subjectBecoming a grandmothereng
dc.subjectAdolescent pregnancyeng
dc.subjectGrounded theoryeng
dc.titleTornar-se avó no contexto da gravidez adolescentepor
dc.title.alternativeBecoming a grandmother in the context of teen pregnancyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO nascimento de um novo membro na família pode provocar mudanças na rotina das pessoas que a compõem, o que torna necessário um ajustamento na vida de todos os familiares envolvidos nesta situação. As mudanças não se relacionam somente a dinâmica familiar, mas também a elaboração de novos papéis e identidades. Atualmente, alguns avós desempenham função de cuidadores, oferecendo apoio afetivo, moral, financeiro e suporte emocional aos filhos e netos. Essa dissertação trata desse tema, sendo composta por dois artigos. O primeiro estudo busca realizar uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de investigar as publicações científicas sobre o tema avós , publicadas no período de 2005 e 2015. Foi realizada uma busca de estudos nacionais nas bases de dados SciELO e PePsic. Foram selecionados 14 artigos. Constatou-se que os avós são fontes importantes de suporte emocional, carinho e afeto tanto para os filhos como para os netos, isso é particularmente estudado nos contextos de gravidez na adolescência, netos com deficiência e aleitamento materno. O segundo estudo tem como objetivo conhecer como ocorreu o processo de tornarse avó no contexto da gravidez adolescente. Participaram da pesquisa 12 mulheres na faixa etária dos 29 a 55 anos. As informações foram coletadas em Unidades Básicas de um município do Interior do Rio Grande do Sul por meio de entrevistas semiestruturadas e do jogo de sentenças incompletas. As análises das informações basearam-se no modelo teórico da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Constatou-se que o momento de tornar-se avó caracteriza-se por sentimentos negativos: medo, raiva, tristeza e, positivo: felicidade. As participantes descrevem que não imaginavam tornar-se avó neste momento de suas vidas. Algumas avós consideram que ser avó é ser a segunda mãe da criança. Destaca-se a necessidade de elaboração de políticas públicas que contemplem esse público, além da inclusão de sua participação nas ações de saúde.por
dc.contributor.advisor1Dias, Ana Cristina Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797256P2por
dc.contributor.referee1Santos, Samara Silva dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315602265197011por
dc.contributor.referee2Kruel, Cristina Saling
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8954129250852110por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5039161880451096por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor


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