dc.contributor.advisor | Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera | |
dc.creator | Azevedo, Tânia Maria Paula de | |
dc.date.accessioned | 2015-09-25T13:56:09Z | |
dc.date.available | 2015-09-25T13:56:09Z | |
dc.date.issued | 2008-10-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1048 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The article presents the research developed about the educators perception
regarding to high abilities and the possibility of the attendance to gifted students,
indicating for the implantation of enrichment program to every school. Besides
investigating the educators' perception, relating it to the specialized educational
attendance, the study aims to expand and to generalize, analytically, the educators'
perception about the high abilities. Through the knowledge of the school phenomena,
associated to the desire to understand its, saving the significant characteristics of the
school reality events, the used research strategy is the case study. The instruments
used to collect data were a questionnaire, a semi-structured interview and the
registrations of observations in pedagogic meetings and class advices. Initially, the
text relates the formation longed for with the author's professional exercise,
presenting some pedagogic practices and systematizing essential concepts to the
study, starting from the theoretical referential studied along the specialization course.
The results described in the investigation indicate that the professors ignore or they
know a little concerning the theme of the high abilities, because they don't centralize
the depositions in the student and your potential. The study also revealed that, when
noticing the existence of the indicators of high abilities in the students, the educators
conceive the giftedness with ideas permeated by the myths that round the theme.
The possibility of an enrichment program to the whole school is projected and
described as conclusion of the work, taking into account the professors' placements
that is necessary to know the subject to identify and to assist, appropriately, the
students that present indicators of high abilities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Altas habilidades | por |
dc.subject | Superdotação | por |
dc.subject | Programa de enriquecimento | por |
dc.title | A percepção dos educadores sobre as altas habilidades e a possibilidade de atendimento ao aluno superdotado no ensino regular | por |
dc.title.alternative | The educators perception about the high abilities and the possibility of the attendance to gifted student in regular schools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | O artigo apresenta a pesquisa desenvolvida sobre a percepção dos educadores
sobre altas habilidades e possibilidades de atendimento ao aluno superdotado,
apontando para a implantação de um programa de enriquecimento para toda escola.
Além de investigar a percepção dos educadores, relacionando-a ao atendimento
educacional especializado, o estudo objetiva expandir e generalizar, analiticamente,
a percepção dos educadores sobre as altas habilidades. Pelo conhecimento dos
fenômenos da escola, associado ao desejo de compreendê-los, preservando as
características significativas dos acontecimentos da realidade escolar, a estratégia
de pesquisa utilizada é o estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coletar os
dados foram um questionário, uma entrevista semi-estruturada e os registros de
observações em reuniões pedagógicas e conselhos de classe. Inicialmente o texto
relaciona a formação almejada com o exercício profissional da autora, apresentando
algumas práticas pedagógicas e sistematizando conceitos essenciais ao estudo, a
partir do referencial teórico estudado ao longo do curso de especialização. Os
resultados descritos na investigação indicam que os professores desconhecem ou
conhecem pouco acerca do tema das altas habilidades, pois não centralizam os
depoimentos no aluno e seu potencial. O estudo também revelou que, ao perceber a
existência dos indicadores de altas habilidades nos alunos, os educadores
concebem a superdotação com idéias permeadas pelos mitos que rondam o tema. A
possibilidade de um programa de enriquecimento para toda a escola é projetada e
descrita como conclusão do trabalho, tendo em vista as colocações dos professores
de que é necessário conhecer o assunto para identificar e atender adequadamente
os alunos que apresentam indicadores de altas habilidades. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |