dc.contributor.advisor | Giordani, Estela Maris | |
dc.creator | Aimi, Daniela da Silva | |
dc.date.accessioned | 2015-09-25T15:26:06Z | |
dc.date.available | 2015-09-25T15:26:06Z | |
dc.date.issued | 2009-02-20 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1053 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study aims to examine, from the methodological approaches, the
epistemological implications of monographs held in the Course of Specialization in
Educational Management, Federal University of Santa Maria during the period
2001 to 2006, taking into account how such knowledge was produced productions.
The research is characterized as a case study of documentary-type literature. The
criterion for selection of sampling was adopted to study the books that have the
word management, managers and manager in the title of the work. According to
documents 37 monographs were held during that period. The items discussed
were the methodological approach used, the type of study, number of subjects, the
methodology chosen for the analysis and the main author used. It can be
concluded with this study that the Course of Educational Management UFSM has
followed the trend of the educational area, as regards the expansion in the forms of
thinking and doing science. Despite of that, the area of Educational Management
has recent studies, it has set its foundations and the epistemological foundations of
hermeneutic research. However, there is great social relevance of the Course of
Educational Management of UFSM to the area of Education.We admit that this
course needs to epistemological plurality and diversity in order to see and work the
problem of educational management and to stimulate critical, the questioning and
debate on its scientific production. Yeah, well, you can make and give new
direction and possibilities for research in this area, fulfilling the role to discuss the
social role being played by researchers in educational management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Incentivo à leitura | por |
dc.subject | Monografias | por |
dc.subject | Metodologia de pesquisa | por |
dc.title | Abordagens metodológicas utilizadas nas monografias do curso de especialização em gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria, no período de 2001 a 2006 | por |
dc.title.alternative | Methodological approaches used in the monographs of the course of specialization in educational management, Federal University of Santa Maria, in the period 2001 to 2006 | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Objetivamos analisar, a partir das abordagens metodológicas, as implicações
epistemológicas das monografias defendidas no Curso de Especialização em
Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, durante o período
de 2001 a 2006, levando em consideração a metodologia utilizada para realizar
essas produções. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, do tipo
bibliográfico-documental. O critério de seleção da amostragem que adotamos foi
estudar as monografias que possuíram a palavra gestão, gestores e gestor no
título do trabalho. De acordo com os documentos foram defendidas 37
monografias nesse período. Os itens analisados foram a abordagem metodológica
utilizada; o tipo de estudo realizado; número de sujeitos; a metodologia escolhida
para a análise e os principais autores utilizados. Podemos concluir com esse
estudo que o Curso de Gestão Educacional de UFSM tem acompanhado a
tendência da área educacional, no que se refere a ampliação nas formas de se
pensar e fazer ciência. Apesar, de que, a área da Gestão Educacional possui
estudos recentes, ela vem fixando suas bases epistemológicas e nos fundamentos
de pesquisas qualitativas hermenêuticas. No entanto, existe grande relevância
social do Curso de Gestão Educacional da UFSM para a área de Educação.
Percebemos que esse curso precisa admitir a pluralidade epistemológica e a
diversidade na forma de ver e trabalhar a problemática da gestão educacional e
estimular a crítica, o questionamento e o debate sobre sua produção científica.
Pois, assim, viabilizará novos direcionamentos e possibilidades para a pesquisa
nesse setor, cumprindo o seu papel de discutir a função social que vem sendo
desempenhada pelos pesquisadores em gestão educacional. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |