Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorAime, Elizete Terezinha Carpenedo
dc.date.accessioned2015-09-28T13:08:18Z
dc.date.available2015-09-28T13:08:18Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1057
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe present work aims at understanding the perceptions which school managers have in the performance of their work, especially their attitudes in regard to the flow of information from the media in the building of the repertoire of the pedagogical narratives. It is on this perspective that the research approaches the role of the manager in the building of the school democratization process. In order for that to happen, it is necessary an investigative effort not only to observe and write down the data, but also to make up an hermeneutics about better forms of work in schools facing the needs of the social context. Therefore, this work is structured from a bibliographical research, in a qualitative analysis of data gathered from questionnaires handed over by three principals of the municipal schools from Constantina- RS. A school management compromised with social changing have to be attentive to the narratives built and spread by the media, in a way that its teaching function is developed in tune to the broadest interests of society. In order for that to happen, the manager has to have the technical managing and pedagogical knowledge of these technologies and, mainly, change the media narratives into pedagogical possibilities. Nowadays, there is a great need of thinking about how to take the media resources into the benefit of the schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestorespor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectEscolapor
dc.titleA visão do gestor acerca das informações midiáticas do meio escolarpor
dc.title.alternativeThe vision of the manager concerning the information midiaticas of the half pertaining to schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho visa compreender as percepções que os gestores possuem no exercício de sua função, especialmente suas atitudes com relação ao fluxo das informações dos meios de comunicação na organização do repertório de narrativas pedagógicas. É nesta perspectiva que a pesquisa aborda a função do gestor no processo da democratização escolar. Para tanto, se faz necessário um esforço investigativo não apenas para observar e descrever os dados, mas também para fazer uma hermenêutica sobre as melhores formas de trabalho nas instituições de ensino diante das exigências do contexto social. Assim, o trabalho estrutura-se, a partir de uma pesquisa bibliográfica e uma análise qualitativa dos dados colhidos por questionários, distribuídos para três gestores da Rede Municipal de Ensino de Constantina/RS. Uma gestão escolar comprometida com a transformação social é necessário estar atenta às narrativas construídas e veiculadas pelos meios de comunicação, de modo que sua função formadora se desenvolva afinada aos interesses mais amplos da sociedade. Atualmente, há grande necessidade de reflexões sobre como aproveitar os recursos da mídia em benefício da escola. Para tanto, o gestor tem que estar de posse do domínio técnico, pedagógico e gerencial dessas tecnologias e, principalmente, transformar as narrativas midiáticas em possibilidades pedagógicas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples