dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Aime, Elizete Terezinha Carpenedo | |
dc.date.accessioned | 2015-09-28T13:08:18Z | |
dc.date.available | 2015-09-28T13:08:18Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1057 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The present work aims at understanding the perceptions which school managers
have in the performance of their work, especially their attitudes in regard to the flow
of information from the media in the building of the repertoire of the pedagogical
narratives. It is on this perspective that the research approaches the role of the
manager in the building of the school democratization process. In order for that to
happen, it is necessary an investigative effort not only to observe and write down the
data, but also to make up an hermeneutics about better forms of work in schools
facing the needs of the social context. Therefore, this work is structured from a
bibliographical research, in a qualitative analysis of data gathered from
questionnaires handed over by three principals of the municipal schools from
Constantina- RS. A school management compromised with social changing have to
be attentive to the narratives built and spread by the media, in a way that its teaching
function is developed in tune to the broadest interests of society. In order for that to
happen, the manager has to have the technical managing and pedagogical
knowledge of these technologies and, mainly, change the media narratives into
pedagogical possibilities. Nowadays, there is a great need of thinking about how to
take the media resources into the benefit of the schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestores | por |
dc.subject | Mídia | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | A visão do gestor acerca das informações midiáticas do meio escolar | por |
dc.title.alternative | The vision of the manager concerning the information midiaticas of the half pertaining to school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa compreender as percepções que os gestores possuem no
exercício de sua função, especialmente suas atitudes com relação ao fluxo das
informações dos meios de comunicação na organização do repertório de narrativas
pedagógicas. É nesta perspectiva que a pesquisa aborda a função do gestor no
processo da democratização escolar. Para tanto, se faz necessário um esforço
investigativo não apenas para observar e descrever os dados, mas também para
fazer uma hermenêutica sobre as melhores formas de trabalho nas instituições de
ensino diante das exigências do contexto social. Assim, o trabalho estrutura-se, a
partir de uma pesquisa bibliográfica e uma análise qualitativa dos dados colhidos por
questionários, distribuídos para três gestores da Rede Municipal de Ensino de
Constantina/RS. Uma gestão escolar comprometida com a transformação social é
necessário estar atenta às narrativas construídas e veiculadas pelos meios de
comunicação, de modo que sua função formadora se desenvolva afinada aos
interesses mais amplos da sociedade. Atualmente, há grande necessidade de
reflexões sobre como aproveitar os recursos da mídia em benefício da escola. Para
tanto, o gestor tem que estar de posse do domínio técnico, pedagógico e gerencial
dessas tecnologias e, principalmente, transformar as narrativas midiáticas em
possibilidades pedagógicas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |