Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorAlmi, Michele Maris
dc.date.accessioned2015-09-28T13:34:06Z
dc.date.available2015-09-28T13:34:06Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1058
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização C, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work is the result of the research perceive in two schools, a municipal and other state, in Dr. Mauricio Cardoso / RS. Teachers, parents, pupils and civil service of these schools were interview. The qualitative approach was used to this research such a case study. The interviews semi-structured were applicative in May, of five to fifteen this year. The objective of this research was to know with the school community, the social funcion of school today. The result obtain was a social thought focused on socialization and preparation for work in society. The school is seen as one of the alternatives to live well and where we have dignity against the other: work and knowledge. The education is the key to solving many problems that happen in the lives world’s people. The schools need trained professionals that know its reality with also to receive funding of education to that it can to fulfill their social functions. Because without money any project developed by schools to have success or to be realized.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFunção socialpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.titleFunção social da escola e o projeto pedagógicopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationCentro de Educaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas, uma municipal e outra estadual, na cidade de Doutor Mauricio Cardoso/RS. Os participantes da pesquisa foram professores, pais, alunos e funcionários das escolas referidas. Para esta pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa tipo estudo de caso. As entrevistas semi-estruturadas foram aplicadas de 05 á 15 de maio deste ano. O objetivo da pesquisa foi buscar junto à comunidade escolar, a função social atribuída á escola atualmente, no contexto social de cada uma das escolas. Como resultado obtve-se um pensamento social, voltado para a socialização e preparo para o trabalho em sociedade. Onde a escola é vista como uma das alternativas para poder viver bem e ter dignidade frente aos outros: trabalho e conhecimento. A educação torna-se a chave para a resolução de muitos problemas que podem acontecer na vida dos cidadãos no mundo. Para que a escola possa cumprir suas funções sociais é necessário que tenha profissionais capacitados conhecedores da realidade na qual a escola esta inserida como também receber as verbas destinadas à educação. Pois sem as verbas nenhum projeto elaborado pelas escolas consegue sair do papel ou se concretizar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples