dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Almi, Michele Maris | |
dc.date.accessioned | 2015-09-28T13:34:06Z | |
dc.date.available | 2015-09-28T13:34:06Z | |
dc.date.issued | 2009-08-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1058 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização C, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work is the result of the research perceive in two schools, a municipal and other
state, in Dr. Mauricio Cardoso / RS. Teachers, parents, pupils and civil service of
these schools were interview. The qualitative approach was used to this research
such a case study. The interviews semi-structured were applicative in May, of five to
fifteen this year. The objective of this research was to know with the school
community, the social funcion of school today. The result obtain was a social thought
focused on socialization and preparation for work in society. The school is seen as
one of the alternatives to live well and where we have dignity against the other: work
and knowledge. The education is the key to solving many problems that happen in
the lives world’s people. The schools need trained professionals that know its reality
with also to receive funding of education to that it can to fulfill their social functions.
Because without money any project developed by schools to have success or to be
realized. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Função social | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.title | Função social da escola e o projeto pedagógico | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Centro de Educação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas, uma
municipal e outra estadual, na cidade de Doutor Mauricio Cardoso/RS. Os
participantes da pesquisa foram professores, pais, alunos e funcionários das escolas
referidas. Para esta pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa tipo estudo de
caso. As entrevistas semi-estruturadas foram aplicadas de 05 á 15 de maio deste
ano. O objetivo da pesquisa foi buscar junto à comunidade escolar, a função social
atribuída á escola atualmente, no contexto social de cada uma das escolas. Como
resultado obtve-se um pensamento social, voltado para a socialização e preparo
para o trabalho em sociedade. Onde a escola é vista como uma das alternativas
para poder viver bem e ter dignidade frente aos outros: trabalho e conhecimento. A
educação torna-se a chave para a resolução de muitos problemas que podem
acontecer na vida dos cidadãos no mundo. Para que a escola possa cumprir suas
funções sociais é necessário que tenha profissionais capacitados conhecedores da
realidade na qual a escola esta inserida como também receber as verbas destinadas
à educação. Pois sem as verbas nenhum projeto elaborado pelas escolas consegue
sair do papel ou se concretizar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |