Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Carlos Gustavo Lopes da
dc.date.accessioned2015-11-27
dc.date.available2015-11-27
dc.date.issued2015-07-17
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Gustavo Lopes da. University teaching on health: educational technologies and interdisciplinarity. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10652
dc.description.abstractThis research presents the results of using a lesson planning software with web-based recommendation system to build lesson plans, aiming to help teachers in higher education, healthcare, developing teaching-learning actions in a collaborative and interdisciplinary way. The research was qualitative and used as a method action research involving teachers from the Department of Community Health of the Health Sciences Center at UFSM, who are trained in different fields like Medicine, Pharmacy and Nutrition, and teach the same disciplines for health in undergraduate courses. The progress of the research was that of a portfolio and action research end was held an interview with the teachers using a questionnaire and subsequent content analysis of the answers. The conclusion reached was that the Lesson Plan Platform is an important support tool for planning lessons of interdisciplinary and collaborative manner by promoting improvements in teaching and pedagogical practices of teachers and contributing to innovations in teaching and learning, helping the training of more human, whole and ethical health professionals.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectEducation on healtheng
dc.subjectInterdiscplinarityeng
dc.subjectEducational technologieseng
dc.titleDocência universitária em saúde: tecnologias educacionais e interdisciplinaridadepor
dc.title.alternativeUniversity teaching on health: educational technologies and interdisciplinarityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta os resultados do uso de um software de planejamento de aulas, com sistema de recomendação via web, para construção de planos de aula, visando auxiliar o docente do ensino superior, da área de saúde, a desenvolver ações de ensino-aprendizagem de forma colaborativa e interdisciplinar. A pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou como metodologia a pesquisa-ação, envolvendo os docentes do Departamento de Saúde da Comunidade do Centro de Ciências da Saúde da UFSM, que são formados em diferentes áreas, como Medicina, Farmácia e Nutrição, e ministram as mesmas disciplinas para os cursos de graduação em saúde. O andamento da pesquisa foi registrado em um portfólio e ao final da pesquisa-ação foi realizada uma entrevista com os docentes utilizando um questionário e posterior análise de conteúdo das respostas. A conclusão que se chegou foi que a Plataforma Planos de Aula é uma importante ferramenta de apoio para o planejamento de aulas de forma interdisciplinar e colaborativa, promovendo melhorias nas práticas didáticas e pedagógicas dos docentes e contribuindo para inovações nos processos de ensino e aprendizagem, auxiliando na formação de profissionais da saúde mais humanizados, integrais e éticos.por
dc.contributor.advisor1Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233por
dc.contributor.advisor-co1Reategui, Eliseo Berni
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9140136724972740por
dc.contributor.referee1Flores, Liziane Maahs
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7244754996330153por
dc.contributor.referee2Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6560346309368052por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632411668070729por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples