Mostrar registro simples

dc.creatorRech, Aline Pereira de Arruda
dc.date.accessioned2016-03-11
dc.date.available2016-03-11
dc.date.issued2015-08-10
dc.identifier.citationRECH, Aline Pereira de Arruda. Estudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agrária. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10658
dc.description.abstractThe use of information and communication technologies are an innovation in educational practices, one example is the virtual teaching and learning environments (AVEA), Moodle. However for using Moodle AVEA be a facilitator practices in teaching and learning teachers must adapt to this reality with technological fluency. The research sought to investigate the use of Moodle as an aid in pedagogy of alternation in the Specialization Course in Peasant Family Farming and Countryside Education II of the Federal University of Santa Maria - Brazil, and produce video tutorials as a methodological tool to assist in the use of Moodle AVEA Land in residence courses in Brazil included the call of CNPQ / MDA-INCRA No. 26/2012. The survey was conducted with qualitative approach. Initially questionnaires were applied to the subjects. They were also produced videos tutorials for training in the use of Moodle. The conclusion is the need for more training for teachers as an incentive for the use of AVEA and the inclusion of a tutor to support students in the development of activities. The training with the help of the video tutorials, demonstrated effectiveness, as some universities interested in entering information to the AVEA and did so fully using all environment tools.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICspor
dc.subjectAVEApor
dc.subjectMoodlepor
dc.subjectVídeos tutoriaispor
dc.subjectICTeng
dc.subjectAVEAeng
dc.subjectMoodleeng
dc.subjectTutorials videoseng
dc.titleEstudo de caso: Moodle e pedagogia da alternância nos cursos de especialização do Pronera em Residência Agráriapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO uso das tecnologias de informação e comunicação são uma inovação nas práticas educativas, um exemplo são os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA), Moodle. Entretanto para o uso do AVEA Moodle ser uma pratica facilitadora no ensino aprendizagem os docentes precisam adequar-se a essa realidades tendo fluência tecnológica. A pesquisa buscou investigar o uso do Moodle como auxiliar na pedagogia da alternância no Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo II da Universidade Federal de Santa Maria Brasil, e produzir vídeos tutoriais como ferramenta metodológica para auxiliar no uso do AVEA Moodle nos cursos de Residência Agrária no Brasil contemplados da chamada do CNPQ/MDA-INCRA Nº 26/2012. A pesquisa foi realizada com enfoque qualitativo. Inicialmente foram aplicados questionários com os sujeitos da pesquisa. Também foram produzidos vídeos tutorias para capacitação no uso do Moodle. Conclui-se a necessidade de mais capacitações aos docentes como estímulo para a utilização do AVEA e a inserção de um tutor para apoio aos discentes no desenvolvimento das atividades. As capacitações com o auxilio dos vídeos tutoriais, demonstraram efetividade, pois algumas universidades tiveram interesse em inserir informações ao AVEA e o fizeram de forma completa utilizando todas as ferramentas do ambiente.por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Liziany Müller
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1486004582806497por
dc.contributor.referee1Brum, Tônia Magali Moraes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6670578627131711por
dc.contributor.referee2Bandeira, Andrieli Hedlund
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3943512409575289por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples