Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Malize Lourdes de
dc.date.accessioned2016-04-20
dc.date.available2016-04-20
dc.date.issued2015-07-16
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Malize Lourdes de. The recycling cinema education environment through a practice interdisciplinary. 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10667
dc.description.abstractThis study recommends using the use of technological resources as a teaching tool/learning of Environmental Education, through the production and dissemination of short films produced in the school environment. Thus, the present research, qualitative feature, aims to produce films (short films) on environmental education, in an interdisciplinary environment. For this, we propose the adoption of a methodology you press the action research which prioritizes the construction of alternative proposals for improving the school routine. It is considered that the objective was achieved fairly well, as three short films were produced, two fictions - "The history of R 5"; and "Before out today delivery" and Music Video - "For the world to renew." This production participated students and adult education teachers in a fully interdisciplinary environment. It follows that environmental education work in this environment, from the resources similar to those used in film, is motivating for both students and for teachers.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICpor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEJApor
dc.subjectICTeng
dc.subjectThe movieseng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleO cinema ressignificando a educação ambiental através de uma prática interdisciplinarpor
dc.title.alternativeThe recycling cinema education environment through a practice interdisciplinaryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo recomenda a utilização de recursos tecnológicos como instrumento de ensino-aprendizagem da Educação Ambiental, por meio da produção e divulgação de curtametragens produzidos no ambiente escolar. Assim, a presente pesquisa, de feição qualitativa, tem por objetivo a produção de filmes (curtas metragens) sobre a educação ambiental, num ambiente interdisciplinar. Para isso, propõe-se a adoção de metodologia que prime pela pesquisa-ação, a qual prioriza a construção de propostas de alternativas para a melhoria do cotidiano escolar. Considera-se que o objetivo desse estudo foi alcançado de maneira bastante satisfatória, uma vez que foram produzidos três curtametragens, sendo duas ficções - A história dos 5 R ; e Antes fora, hoje entrega e um Videoclipe - Para o mundo se renovar . Dessa produção, participaram alunos e professores da EJA num ambiente inteiramente interdisciplinar. Conclui-se que trabalhar a educação ambiental, nesse ambiente, a partir dos recursos semelhantes aos utilizados no cinema, é motivador, tanto para alunos quanto para professores.por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Liziany Müller
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1486004582806497por
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafael Santos de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9933895574541972por
dc.contributor.referee2Bandeira, Andrieli Hedlund
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3943512409575289por
dc.contributor.referee3Hillig, Clayton
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3286366881277429por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6127229532954119por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples