Mostrar registro simples

dc.creatorCocco, Cíntia Soares
dc.date.accessioned2016-12-12
dc.date.available2016-12-12
dc.date.issued2015-07-22
dc.identifier.citationCOCCO, Cíntia Soares. Educational management in distance education: approaches and contributions in language teacher training to act in EaD. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10685
dc.description.abstractThis research is part of the line of Educational Technology Management Network of the Graduate Programme Professional Masters in Educational Technology Network - MPTER. These initial steps is a desire to promote reflections on the distance language teaching context in Brazil and the critical training of teachers to work in the distance. The methodology used in the study was descriptive and exploratory and qualitative nature. Data were collected through semi-structured interviews using the steps of content analysis proposed by Bardin (2011). Three categories were found based on studies proposed by Behar (2009): organizational, pedagogical and technological aspects. The objective of this study was to establish from the relevant referrals coordinators experience for the development of a pedagogical management process for distance language courses. The results showed that even with the expansion of distance education in higher education in the area of Letters, democratization is still slow and premature in Brazil. Therefore, it is believed that one reason for the short supply of language learning courses is the fact that this type of education requires different and innovative ways of doing education, and requires trained professionals who know not only deal with technologies, but have training to work in distance education. Thus, it is understood that the training of language teachers need to be guided by the emancipation and critical consciousness of universities in building a common curriculum for language courses, as future teachers need to carry over into different levels and types of education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.titleGestão pedagógica na educação a distância: abordagens e contribuições na formação de professores de línguas para atuar na EaDpor
dc.title.alternativeEducational management in distance education: approaches and contributions in language teacher training to act in EaDeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa insere-se na linha de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede MPTER. Nesses passos iniciais encontra-se um desejo de promover reflexões sobre o contexto do ensino de línguas a distância no Brasil e sobre a formação crítica de professores para atuar na modalidade a distância. A metodologia empregada na pesquisa foi de caráter descritivo-exploratório e de cunho qualitativo. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada utilizando-se as etapas da análise de conteúdo, propostas por Bardin (2011). Três categorias principais foram evidenciadas com base nos estudos propostos por Behar (2009): aspectos organizacionais, aspectos pedagógicos e aspectos tecnológicos. O objetivo deste estudo foi estabelecer a partir da experiência de coordenadores encaminhamentos relevantes para o desenvolvimento de um processo de gestão pedagógica para cursos de línguas a distância. Os resultados revelaram que mesmo diante da expansão da educação a distância no ensino superior, na área das Letras, a democratização ainda é lenta e prematura no Brasil. Diante disso, acredita-se que um dos motivos para a pouca oferta de cursos de língua a distância está no fato de que essa modalidade de ensino exige formas diferentes e inovadoras de se fazer educação, bem como exige profissionais capacitados que saibam não apenas lidar com as tecnologias, mas que tenham formação para atuar na educação a distância. Dessa forma, compreende-se que a formação de professores de línguas precisa estar pautada na emancipação e na consciência crítica das universidades em construir um currículo comum para os cursos de línguas, pois os futuros professores precisam transitar em diferentes níveis e modalidades de ensino.por
dc.contributor.advisor1Siluk, Ana Cláudia Pavão
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7103505448590793por
dc.contributor.referee1Costa, Carla Cristiane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568624022459997por
dc.contributor.referee2Padoin, Maria Medianeira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7863155517478900por
dc.contributor.referee3Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4954503126278594por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples