Mostrar registro simples

dc.creatorRadaelli, Mara Regina Rosa
dc.date.accessioned2017-01-16
dc.date.available2017-01-16
dc.date.issued2016-09-21
dc.identifier.citationRADAELLI, Mara Regina Rosa. Applications in mobile devices: an innovative digital lousa proposal in teacher training. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10688
dc.description.abstractThis research entitled "Applications in Mobile Devices: An Innovative Digital Lousa Proposal in Teacher Training", developed in research line Educational Technology Development Research Network, and in the Area of Concentration, Educational Technologies in Network for Innovation and Democratization of Education in the Master's degree in Educational Technology Network, in UFSM, focuses on the use of applications on mobile devices in the classroom. Such mobile devices appear as the most present contemporary technologies in everyday life and are used for many different activities, both personal and professional ones or are applied to education. In this approach, this research aimed to investigate the application possibilities of using a tablet computer on a methodology of interactive whiteboard, with an emphasis on interactivity, from training workshops for teachers from different areas of knowledge and who operate in high schools, analyzing considerations, comments and opinions of these teachers about the possibilities and uses of this proposal in teaching practices in the classroom as a facilitating resource in the processes of teaching and learning. Classified as a qualitative research, it was used as a methodological approach to the action-research. As a final product of the research, we have the methodological proposal for the use of interactive whiteboard from the tablet and its applications, with the development of online tutorials. It was found that the proposed methodology and the use of applications can enable contributions for the teaching practice and also enable interactivity in teaching and learning processes.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectAplicativospor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectMobile deviceseng
dc.subjectApplicativeseng
dc.subjectPublic politicseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeachers formationeng
dc.titleAplicativos em dispositivos móveis: uma proposta inovadora de lousa digital na formação de professorespor
dc.title.alternativeApplications in mobile devices: an innovative digital lousa proposal in teacher trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada Aplicativos em Dispositivos Móveis: Uma Proposta Inovadora de Lousa Digital na Formação de Professores , desenvolvida na linha de pesquisa, Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e na Área de Concentração, Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação no curso de mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede, na UFSM, centra-se sobre o uso dos aplicativos em dispositivos móveis em sala de aula. Os dispositivos móveis aparecem como as tecnologias contemporâneas mais presentes no cotidiano, sendo utilizados para as mais diversas atividades e aplicadas à educação. Nesse enfoque, a pesquisa teve como objetivo investigar as possibilidades de uso, na educação, de aplicativos no tablet, inicialmente, em uma proposta metodológica de lousa interativa, com ênfase na interatividade, a partir de oficinas de formação para professores de diversas áreas de conhecimento que atuam no ensino médio, analisando as considerações, observações e opiniões destes professores quanto às possibilidades e uso desta proposta em práticas docentes em sala de aula. Posteriormente, trabalhou-se nas possibilidades de divulgação e distribuição das propostas desenvolvidas, utilizando o aplicativo CODATA. Classificada como pesquisa qualitativa, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa-ação. Como produto final resultante da pesquisa, tem-se a proposta metodológica interativa de lousa a partir do tablet e seus aplicativos, apresentada nessa dissertação, bem como em tutorias online desenvolvidos ao longo da pesquisa. Constatou-se que esta proposta metodológica com o uso de aplicativos pode possibilitar contribuições para a formação dos professores e, consequentemente, para sua prática docente ao inserir a interatividade nos processos de ensino e de aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Andréia Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243757837987821por
dc.contributor.referee1Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3301494042964760por
dc.contributor.referee2Biasuz, Maria Cristina Villanova
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0968244004421569por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9580442501572978por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples