dc.contributor.advisor | Moura, Gilnei Luiz de | |
dc.creator | Böer, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2015-10-21T11:38:03Z | |
dc.date.available | 2015-10-21T11:38:03Z | |
dc.date.issued | 2011-08-26 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1079 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The research preocuupy in discussing the utilization of the information and communication technologies, TICs, for the public administration, with the objective of providing to the civil society a democratic, transparent, accessible, and government compatible with the digital era in that lived. As that new administration conception becomes reality, the citizenship concept it is reinvented. So that the e-government is viable, in first place it is done necessary that the public administration is committed, providing information and important services to the citizen, because, as the final discussion demonstrate that, great portion of the population already has access to the computer and the internet, it is enough to incorporate in your daily one the habit of using the e-government tools and, with that, indirectly, to press the government to enlarge that access. Therefore, it was verified as a result of the research that there are forts indications that TICs constantly develop and with that, they join every day, countless people, that use them in several ways, among them, the communication, the obtaining of information, the entertainment, the purchases and the public services. And this last one, the largest challenge for the effective social participation in the digital era. To give support to the present study, a research of quantitative approach was accomplished. The instrument of collection of data chosen was the questionnaire, formulated in items that translated the objective of the research. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Governo eletrônico | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.title | As novas formas de participação social na era digital | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | A pesquisa preocupou-se em discutir a utilização das tecnologias de informação e comunicação, as TICs, pela administração pública, com o objetivo de proporcionar à sociedade civil um governo democrático, transparente, e acessível, compatível com a era digital em que vivemos. À medida que essa nova concepção de administração se torna realidade, o conceito de cidadania é reinventado. Para que o governo eletrônico seja viável, em primeiro lugar faz-se necessário que a administração pública esteja comprometida, proporcionando informações e serviços relevantes ao cidadão, pois, como a discussão final apontou, grande parcela da população já tem acesso ao computador e a internet, basta incorporar no seu cotidiano o hábito de utilizar as ferramentas do governo eletrônico e, com isso, indiretamente, pressionar o governo a ampliar esse acesso. Portanto, verificou-se como resultado da pesquisa que há fortes indícios de que as TICs evoluem constantemente e com isso, agregam a cada dia, inúmeras pessoas, que as utilizam de várias maneiras, entre elas, a comunicação, a obtenção de informação, o entretenimento, as compras e os serviços públicos. Sendo que este último, o maior desafio para a efetiva participação social na era digital. Para dar suporte ao presente estudo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados escolhido foi o questionário, formulado em itens que traduziram o objetivo da pesquisa. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |