dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Feltrin, Tascieli | |
dc.date.accessioned | 2014-03-14 | |
dc.date.accessioned | 2014-03-14T14:07:25Z | |
dc.date.available | 2014-03-14T14:07:25Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014-03-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/108 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013 | por |
dc.description.abstract | Considering the public policies in support of school management, we see school manager as an agent of integration of the school communityconcerned about the his role regarding the contemporary requirements. Therefore, we understand to be necessary to
offer training and support to carry out their activities. So, we investigated the systematic and free training provided by the Secretary of Education to managers in Santa Maria to
exercise their activities autonomously, and we analyzed the relevance of the training offered concerning the needs of the school reality from the perspective of the managers. Therefore, we carried out a descriptive case study, whereby we confirmed that the
Municipal Education offers continuing training courses to their managers sequentially in order to maintain linearity in the organization of work, and it encourages democratic practices, such as direct election and participation of managers in the choice of themes worked in training courses. However, the voluntary participation of managers is weak and opens space to question the need for mandatory training and a more consistent monitoring by the sponsor department, which can provide more accurate data about the
quality of school actions, the difficulties experienced by managers, enabling greater cooperation between schools and secretary. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Gestor público | por |
dc.title | A formação continuada na gestão escolar da rede municipal de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | The training continued in school management of municipal network of Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Considerando as políticas públicas de apoio à gestão escolar, compreende-se o gestor enquanto agente de integração da comunidade escolar, preocupado com seu papel ante as exigências contemporâneas. Assim, entende-se como necessária a oferta de capacitação e suporte para o exercício de suas atividades. Nesse sentido, investigou-se a capacitação oferecida sistemática e gratuitamente pela secretaria de educação aos gestores de Santa Maria para que exerçam suas atividades com autonomia, e analisou-se a pertinência da formação oferecida pela entidade gestora ante as necessidades da realidade escolar sob a perspectiva dos sujeitos gestores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de estudo de caso, por meio da qual se confirmou que a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza cursos de capacitação continuada a seus gestores de forma sequencial, buscando manter uma linearidade na organização dos trabalhos, e incentiva algumas práticas democráticas, como a eleição direta e a participação dos gestores na escolha das temáticas trabalhadas nos cursos de capacitação. No entanto, incentiva a reeleição de seus gestores que atinge índices acima do recomendado e a participação voluntária dos mesmos gestores deixa a desejar e abre espaço para se questionar a necessidade de uma formação obrigatória e de um acompanhamento mais consistente por parte da secretaria mantenedora, que possa fornecer dados mais precisos a respeito da qualidade das ações escolares, das dificuldades vivenciadas pelos gestores e que permita uma cooperação maior entre escolas e secretaria. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |