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dc.creatorMaysonnave, Greicy Sofia
dc.date.accessioned2017-07-04
dc.date.available2017-07-04
dc.date.issued2016-02-17
dc.identifier.citationMAYSONNAVE, Greicy Sofia. Beef market study from an alliance of merchantability. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10910
dc.description.abstractThe study aimed to identify the supply chain of APROCCIMA meat, the brand as well as to identify the perceptions of quality in the chain of production and consumer behavior with respect to the product. This meat brand is organized to work in the form of alliance marketing with certification of origin. The research method involved three distinct stages: 1 - through interviews with coordinators of the alliance, the four officers involved were identified in the production chain: producers, processing agro-industry, retailers and consumer market; 2 - application of structured questionnaires to the three first links with common questions that aimed to identify perceptions of quality between these agents. In the second part of the questionnaire there were questions surrounding the characterization of alliance marketing, for descriptive purposes of identification of the SWOT matrix; 3 - consumer acceptance test, made by meat samples distributed to potential consumers of these products, directly in the points identified in the analysis of the production chain. The characterization of the supply chain has followed a consistent conceptual approach to the systemic understanding of its structure and functioning. As results of this study are to characterize the production chain and consumer behavior in relation to the product, identification of strengths and weaknesses, opportunities and threats of alliance marketing, study the acceptance of potential customers and identifying new markets for the product APROCCIMA meat. The production chain is characterized by thirteen producers, agribusiness and only four retail outlets that sell in two cities. The two most cited strengths were management alliance and product quality and weaknesses were low individual and full-scale production and production costs. The greatest opportunities identified were technological innovation and training of the workforce and greater threats were large companies in general meat trade and the lack of rural labor in the region.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgregação de valorpor
dc.subjectCadeia de produçãopor
dc.subjectDiversificação de produtospor
dc.subjectIndicações de procedênciapor
dc.subjectAdded valueeng
dc.subjectOrigin indicationseng
dc.subjectProduction chaineng
dc.subjectProduct diversificationeng
dc.titleEstudo do mercado da carne bovina proveniente de uma aliança mercadológicapor
dc.title.alternativeBeef market study from an alliance of merchantabilityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO trabalho teve como objetivo identificar a cadeia produtiva de carne bovina da marca APROCCIMA, bem como identificar as percepções de qualidade na cadeia de produção e o comportamento do consumidor com relação ao produto. Essa marca de carne está organizada para trabalhar na forma de aliança mercadológica com certificação de origem. O método de pesquisa envolveu três momentos distintos: 1 por meio de entrevista aos coordenadores da aliança, foram identificados os quatro agentes envolvidos na cadeia de produção: produtores, agroindústria de processamento, varejistas e mercado consumidor; 2 aplicação de questionários estruturados aos três primeiros elos, com perguntas comuns que visaram identificar as percepções de qualidade entre esses agentes. Na segunda parte dos questionários existiram perguntas que envolveram a caracterização da aliança mercadológica, com objetivos descritivos de identificação da matriz SWOT; 3 teste de aceitabilidade dos consumidores, feito por meio de amostras de carne distribuídas aos potenciais consumidores desses produtos, diretamente nos pontos identificados na análise da cadeia de produção. A caracterização da cadeia produtiva seguiu uma abordagem conceitual coerente com a compreensão sistêmica de sua estrutura e funcionamento. Como resultados do presente trabalho estão à caracterização de toda a cadeia produtiva bem como o comportamento do consumidor em relação ao produto, a identificação dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças da aliança mercadológica, estudo da aceitação de potenciais consumidores e identificação de novos mercados para o produto carne bovina APROCCIMA. A cadeia de produção está caracterizada por treze produtores, uma agroindústria e apenas quatro mercados varejistas que comercializam em duas cidades. Os dois pontos fortes mais citados foram gestão da aliança e qualidade do produto e os pontos fracos foram baixa escala de produção individual e total e custos de produção. As maiores oportunidades apontadas foram inovação tecnológica e treinamento da mão de obra e as maiores ameaças foram grandes empresas do comércio de carnes em geral e a falta de mão de obra rural na região.por
dc.contributor.advisor1Pascoal, Leonir Luíz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6500944541004301por
dc.contributor.referee1Vaz, Fabiano Nunes
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790312Z2por
dc.contributor.referee2Vaz, Ricardo Zambarda
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728157E5por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814497434400635por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentZootecniapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Zootecniapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIApor


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