Mostrar registro simples

dc.creatorMagarinus, Renata
dc.date.accessioned2016-06-27
dc.date.available2016-06-27
dc.date.issued2013-04-15
dc.identifier.citationMAGARINUS, Renata. A proposal for the teaching of functions through the use of learning objects. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10933
dc.description.abstractThe present work aims to present a proposal for the introduction and exploration of the main concepts in the study of affine and quadratic functions. This proposal was developed from the realization, through preliminary studies, the existence of difficulties in relation to learning and understanding of concepts related to this topic. Considering the importance of the study of functions in the school curriculum and understanding of phenomena related to different areas of knowledge, the activities that make up this proposal are based on the ideas that learning occurs through a process of knowledge construction and social interaction. Furthermore, believing that contextualization of content and interdisciplinarity to corroborate the significant learning of mathematics, our work proposes a sequence of activities from, real problems will explore the main concepts in the study of affine and quadratic functions. To assist students in solving problems and exploring these concepts and use the learning objects, more specifically, softwares Tracker and GeoGebra. We believe that this proposal will contribute to improving the quality of mathematics teaching and more specifically for teaching functions. Moreover, this work could serve as inspiration for math teachers to create new teaching methodologies.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapor
dc.subjectEnsino de funçõespor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectTeaching and learning of mathematicseng
dc.subjectTeaching functionseng
dc.subjectProblems solvingeng
dc.subjectLearning objectseng
dc.titleUma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagempor
dc.title.alternativeA proposal for the teaching of functions through the use of learning objectseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para a introdução e exploração dos principais conceitos presentes no estudo de funções afins e quadráticas. Esta proposta foi elaborada a partir da constatação, através de estudos preliminares, da existência de dificuldades em relação à compreensão e aprendizagem dos conceitos relacionados a este tema. Considerando a importância do estudo de funções no currículo escolar e na compreensão de fenômenos relacionados a diversas áreas do conhecimento, as atividades que compõem esta proposta estão fundamentadas nas ideias de que a aprendizagem se dá através de um processo de construção do conhecimento e pela interação social. Além disso, acreditando que a contextualização dos conteúdos e a interdisciplinaridade corroboram para a aprendizagem significativa da matemática, nosso trabalho propõe uma sequência de atividades que, a partir de problemas reais, pretende explorar os principais conceitos presentes no estudo de funções afins e quadráticas. Para auxiliar os alunos na resolução dos problemas e na exploração destes conceitos, utilizamos os objetos de aprendizagem, mais especificamente, os softwares Tracker e GeoGebra. Acreditamos que esta proposta poderá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da matemática e mais especificamente para o ensino de funções. Além disso, este trabalho poderá servir como inspiração aos professores de matemática para a criação de novas metodologias de ensino.por
dc.contributor.advisor1Buligon, Lidiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755671184790141por
dc.contributor.advisor-co1Martins, Márcio Marques
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3000763401885447por
dc.contributor.referee1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee2Binotto, Rosane Rossato
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8059897953145337por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7563172618490658por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples