dc.creator | Matos, Erivelto Bauer de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-27 | |
dc.date.available | 2016-06-27 | |
dc.date.issued | 2014-05-30 | |
dc.identifier.citation | MATOS, Erivelto Bauer de. Estudo das equações do terceiro grau no ensino médio a partir da equação de Van der Waals. 2014. 71 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10939 | |
dc.description.abstract | Normally, the Basic Education comprises the study of the equations of first and second degree. Most of the textbooks do not address higher order equations. For this reason, we developed a didactic proposal addressing the third degree equation in Hight School. Thus, our main objective is to verify the feasibility of studying cubic equations in this stage of education. However, we began our study having as a motivator trouble finding the approximate number of molecules of air (real gas) contained in a car tire on road conditions, which allowed us to find the number of moles in the Van der Waals Equations and with that, we fall back on solving an equation of the third degree starting it is study. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Equações do terceiro grau | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Equação de Van der Waals | por |
dc.subject | Third degree equations | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Van der Waals equation | eng |
dc.title | Estudo das equações do terceiro grau no ensino médio a partir da equação de Van der Waals | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Normalmente a Educação Básica contempla o estudo das equações do primeiro e segundo grau. Em sua maioria, os livros didáticos não abordam equações de ordem superior. Em razão disso, elaboramos uma proposta didática abordando as equações do terceiro grau no Ensino Médio. Dessa forma, nosso principal objetivo é verificar a viabilidade de se estudar equações cúbicas nesta etapa de ensino. Iniciamos o nosso estudo tendo como problema motivador encontrar o número aproximado de moléculas de ar atmosférico (gás real) contido em um pneu de carro em condições de rodagem, o qual nos possibilitou descobrir o número de mols na Equação de Van der Waals e com isso, recaímos na resolução de uma equação do terceiro grau dando início ao seu estudo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Tonet, Luciane Gobbi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2967237846212650 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Buligon, Lidiane | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4755671184790141 | por |
dc.contributor.referee1 | Martins, Márcio Marques | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3000763401885447 | por |
dc.contributor.referee2 | Brum, Valéria de Fátima Maciel Cardoso | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7057570207918370 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2651039583416504 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |