dc.contributor.advisor | Romano, Fabiane Vieira | |
dc.creator | Bastos, Giséli Duarte | |
dc.date.accessioned | 2015-10-23T11:20:33Z | |
dc.date.available | 2015-10-23T11:20:33Z | |
dc.date.issued | 2011-10-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1093 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Distance Teaching Education Courses at UAB/UFSM has been using Moodle's Journal tool in supervised apprenticeship period. The use of the tool nevertheless might not be effective for carrying out the expected dialogical interaction between the teacher training student and the supervising professor. As dialogue mediates the teaching and learning process, it has to accompany pedagogical practice, in accordance with Freirean concept of Dialogical Education, Vygostskian Social-Cultural Theory, and with practices of collaborative knowledge production mediated by information and communication technologies (ICT). This study suggests using Moodle's Wiki tool instead of Journal for the resources of Wiki and its means for collaborative writing. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Moodle | por |
dc.subject | Diário da prática pedagógica | por |
dc.subject | Diário de bordo | por |
dc.subject | Wiki | por |
dc.subject | Diálogo-problematizador | por |
dc.title | Uma proposta do uso da Wiki como diário da prática pedagógica | por |
dc.title.alternative | A proposal for using Wiki as pedagogical practice report | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A ferramenta "diário de bordo" do Moodle UAB/UFSM, quando utilizada nas disciplinas de Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura como Diário da Prática Pedagógica, pode não atender a expectativa de promover o diálogo entre professores e tutores com os estudantes. O diálogo é o mediador do processo de ensino-aprendizagem e precisa estar presente na prática pedagógica de acordo com o conceito de educação dialógica de Freire, a teoria histórico-cultural de Vygotsky e o
modelo de produção colaborativa de conhecimentos mediada por TICs. Uma solução para esse problema seria a utilização da ferramenta de atividade wiki em substituição à ferramenta "diário de bordo", uma vez que aquela possui diversos recursos e apresenta possibilidade de escrita colaborativa. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |