Mostrar registro simples

dc.creatorBérti, Gustavo Camargo
dc.date.accessioned2016-06-27
dc.date.available2016-06-27
dc.date.issued2015-03-25
dc.identifier.citationBÉRTI, Gustavo Camargo. MECHANICALLY DESCRIBED CURVES AND GEOGEBRA: A PORPOSE FACING TO THE HIGH SCHOOL. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10943
dc.description.abstractThis piece of work has as its main objective to approach the mechanically described curves as a proposal to high school. This focus is justified by the fact of the geometric constructions which generate each curve are an opportunity to explore elements, properties and relations of euclidean geometry, topics where difficulties in the teaching-learning process are found in basic school. On the other hand, the curves obtained by parametric equations are examples of relevant situations to make a parallel reasoning between the analytical geometry and the euclidean geometry. Some activities facing high school students are proposed here, which explore rolling curves (hypocycloid , epicycloid , cycloid and involute of the circle) and the the mechanisms that generate linear motion from circular motion (Peaucellier and Hart). The use of a dynamic geometry software, in this case the Geogebra, is essencial to the development to the activities because it allows the construction which generates each curve, promoting the stability of relations between the elements for the move action. A research about the teaching subjects related to mechanically described curves and the conceptual aspects about the rolling curves and the mechanisms that generate linear motion from circular motion are made here to support the aplication to the suggested activities. A discussion about the possible objectives which can be achieved with each kind of activity is also made here.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurvaspor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectConstruções geométricaspor
dc.subjectCurveseng
dc.subjectGeometric constructionseng
dc.titleCurvas descritas mecanicamente e GeoGebra: uma proposta destinada ao ensino médiopor
dc.title.alternativeMechanically described curves and GeoGebra: a porpose facing to the high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho objetiva abordar as curvas descritas mecanicamente como uma possível aplicação para o ensino médio. Tal enfoque justifica-se pelo fato de que as construções geométricas geradoras de cada curva são uma oportunidade para explorar elementos, propriedades e relações da geometria euclidiana, tópicos onde são constatadas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem na escola básica. Por outro lado, a obtenção dessas curvas por meio de equações paramétricas é uma situação relevante para que seja feito um paralelo entre as geometrias analítica e euclidiana. Propõe-se aqui uma série de atividades que podem ser destinadas a alunos de Ensino Médio, as quais abordam as curvas rolantes (hipociclóide, epiciclóide, ciclóide e evolvente da circunferência) e os mecanismos que geram movimento retilíneo a partir de movimento circular (mecanismos de Peaucellier e de Hart). A utilização do software de geometria dinâmica Geogebra é essencial para o desenvolvimento das atividades propostas, visto que este possibilita a construção que gera cada curva ao promover a estabilidade das relações entre os elementos mediante a ação de movimento. Ao longo do trabalho é feito um estudo a cerca dos aspectos relativos ao ensino das curvas descritas mecanicamente bem como dos aspectos conceituais que se referem às curvas rolantes e aos mecanismos que geram movimento retilíneo a partir do movimento circular a fim de possibilitar um embasamento para a aplicação das atividades sugeridas. Discute-se também sobre os possíveis objetivos que podem ser alcançados com cada tipo de atividade.por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Edson Sidney
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1112919781647346por
dc.contributor.referee1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee2Gravina, Maria Alice
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2261917843403840por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308880154642033por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples