Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Tiago Stefanelo e
dc.date.accessioned2016-06-28
dc.date.available2016-06-28
dc.date.issued2015-08-07
dc.identifier.citationSILVA, Tiago Stefanelo e. MATEMÁTICA INCLUSIVA ENSINANDO MATRIZES A DEFICIENTES VISUAIS. 2015. 70 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10949
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão de deficientes visuaispor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectMatemática inclusivapor
dc.subjectEnsino de matrizespor
dc.titleMatemática inclusiva: ensinando matrizes a deficientes visuaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNos últimos anos a inclusão de portadores de deficiência vem sendo amplamente discutida, porém, ainda são poucas as alternativas para um processo que seja realmente inclusivo pois ainda esbarramos em muitas dificuldades tanto estruturais quanto formativas. Sabemos que o processo de inclusão enfrentado nas escolas não é uma tarefa simples, é preciso que o professor esteja preparado, entenda o tipo de deficiência com a qual vai trabalhar e busque alternativas para que possa desenvolver da melhor forma possível o processo. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar um processo de ensino-aprendizagem, procurando introduzir o conceito de matrizes e suas operações elementares para um aluno com deficiência visual total utilizando-se de material concreto simples o qual pode ser confeccionado sem grandes recursos por professores que tenham que trabalhar com alunos que apresentem esta deficiência. Relatamos também alguns encontros feitos onde foi utilizado o leitor de tela para Windows NonVisual Desktop Access , objetivando a resolução de exercícios de fixação. Finalmente, na conclusão, relatamos as várias adaptações feitas e as várias dificuldades encontradas durante o processo para que atingíssemos a contento nossos objetivos.por
dc.contributor.advisor1Lazzarin, João Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771708E6por
dc.contributor.referee1Gomes, Denilson
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8116912195059700por
dc.contributor.referee2Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315096515847809por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4720740506405088por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples