dc.creator | Manenti, Douglas Borges | |
dc.date.accessioned | 2016-10-20 | |
dc.date.available | 2016-10-20 | |
dc.date.issued | 2016-07-26 | |
dc.identifier.citation | MANENTI, Douglas Borges. COMBINING ANALYSIS: AN APPROACH WITH PROBLEM SOLVING. 2016. 61 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10950 | |
dc.description.abstract | The present work is about didactic proposal, applied in high school students. This proposal objective approaches a mode with more means to the students, concepts of combinatorial analysis. A content that put away teachers and students to like the mathematics, in this dissertation the proposal is through the pedagogical trend of resolution problems. Trend this that have how characteristics the development of concepts by the students through problems prepared for this challenge. Propose a method more free of the formulas, that a lot of times are used too much at the traditional teach way. To this experimentation went choose the high school João Thiches, localized in Caxias do Sul-RS. Before the experience was made all the substantiation to use the propose, the why of its importance, where found the suitable material and some examples about how approach a class with this trend that we defend. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Análise combinatória | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Proposta didática | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Combinatorial analysis | eng |
dc.subject | Resolution problems | eng |
dc.subject | Didactic proposal | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.title | Análise combinatória: uma abordagem com resolução de problemas | por |
dc.title.alternative | Combining analysis: an approach with problem solving | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se a uma proposta didática aplicada aos alunos do Ensino Médio. Esta proposta tem o intuito de abordar de modo mais significativo para os discentes conceitos de análise combinatória. Um conteúdo que afasta professores e estudantes do gosto pela matemática é proposto nesta dissertação através da tendência pedagógica de Resolução de Problemas, tendência que tem como característica o desenvolvimento dos conceitos pelo aluno através de problemas elaborados para esse desafio. Propõe-se um método livre de fórmulas, muitas vezes, usadas em demasia nos métodos mais tradicionais de ensinar análise combinatória. Para essa experimentação, foi escolhida a Escola Estadual de Ensino Médio João Triches, localizada na cidade de Caxias do Sul-RS. Antes da experiência propriamente dita foi ofertada toda a fundamentação para a utilização da proposta, o porquê da sua importância, onde encontrar o material adequado e alguns exemplos de como abordar uma aula com a tendência que defendemos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fusieger, Pedro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721201H5 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, José Henrique Rodrigues dos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9505103753673163 | por |
dc.contributor.referee2 | Bittencourt, Fidelis | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8222657444317759 | por |
dc.contributor.referee3 | Lazzarin, João Roberto | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771708E6 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3875303008033481 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |