Mostrar registro simples

dc.creatorManenti, Douglas Borges
dc.date.accessioned2016-10-20
dc.date.available2016-10-20
dc.date.issued2016-07-26
dc.identifier.citationMANENTI, Douglas Borges. COMBINING ANALYSIS: AN APPROACH WITH PROBLEM SOLVING. 2016. 61 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10950
dc.description.abstractThe present work is about didactic proposal, applied in high school students. This proposal objective approaches a mode with more means to the students, concepts of combinatorial analysis. A content that put away teachers and students to like the mathematics, in this dissertation the proposal is through the pedagogical trend of resolution problems. Trend this that have how characteristics the development of concepts by the students through problems prepared for this challenge. Propose a method more free of the formulas, that a lot of times are used too much at the traditional teach way. To this experimentation went choose the high school João Thiches, localized in Caxias do Sul-RS. Before the experience was made all the substantiation to use the propose, the why of its importance, where found the suitable material and some examples about how approach a class with this trend that we defend.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise combinatóriapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectProposta didáticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectCombinatorial analysiseng
dc.subjectResolution problemseng
dc.subjectDidactic proposaleng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleAnálise combinatória: uma abordagem com resolução de problemaspor
dc.title.alternativeCombining analysis: an approach with problem solvingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se a uma proposta didática aplicada aos alunos do Ensino Médio. Esta proposta tem o intuito de abordar de modo mais significativo para os discentes conceitos de análise combinatória. Um conteúdo que afasta professores e estudantes do gosto pela matemática é proposto nesta dissertação através da tendência pedagógica de Resolução de Problemas, tendência que tem como característica o desenvolvimento dos conceitos pelo aluno através de problemas elaborados para esse desafio. Propõe-se um método livre de fórmulas, muitas vezes, usadas em demasia nos métodos mais tradicionais de ensinar análise combinatória. Para essa experimentação, foi escolhida a Escola Estadual de Ensino Médio João Triches, localizada na cidade de Caxias do Sul-RS. Antes da experiência propriamente dita foi ofertada toda a fundamentação para a utilização da proposta, o porquê da sua importância, onde encontrar o material adequado e alguns exemplos de como abordar uma aula com a tendência que defendemos.por
dc.contributor.advisor1Fusieger, Pedro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721201H5por
dc.contributor.referee1Santos, José Henrique Rodrigues dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9505103753673163por
dc.contributor.referee2Bittencourt, Fidelis
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222657444317759por
dc.contributor.referee3Lazzarin, João Roberto
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771708E6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875303008033481por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples