Mostrar registro simples

dc.creatorPacheco, Luiza Segabinazzi
dc.date.accessioned2012-02-16
dc.date.available2012-02-16
dc.date.issued2011-07-01
dc.identifier.citationPACHECO, Luiza Segabinazzi. Olavo Bilac State Institute of Education - 110th anniversary preservation and historicity. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10977
dc.description.abstractSeveral segments of society are, nowadays, worried about keeping alive the history of our cities. This work presents a case study about Olavo Bilac State Institute of Education, in Santa Maria, RS, Brazil, in order to show its current situation, through an analysis of the outer facades of two buildings which are part of the main complex built in the early twentieth century. We started with a bibliographic review which exposes a view about education in Brazil and in Rio Grande do Sul, In addition, we contextualized the Institutes of Education inside the State, emphasizing their history and architectonic characteristics. We also presented decisive items to understand the further steps of the research, such as pathological manifestations and degradation factors in relevant historical buildings. Therefore, such data are part of the case study which provided an overall view about the buildings, as well as allowed the achievement of an investigation about the causes of these damages. The results showed that a great part of the facades is endangered with some pathology, or the ones which are not visibly endangered are an alert to the bilaquian population and Santa Maria s society to put this property, which is under governmental trust, at risk. Finally, with the data obtained through the survey and mapping of the existing pathologies or damages, we propose a preservation plan for future actions which can use this material as a support for the interventions, with high or low significance.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectInstituto Estadual de Educação Olavo Bilacpor
dc.subjectPatologiaspor
dc.subjectPreservaçãopor
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectOlavo Bilac State Institute of Educationeng
dc.subjectPathologieseng
dc.subjectPreservationeng
dc.titleInstituto Estadual de Educação Olavo Bilac - 110 anos preservação e historicidadepor
dc.title.alternativeOlavo Bilac State Institute of Education - 110th anniversary preservation and historicityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA preocupação em manter viva a história de nossas cidades é vista e percebida por diversos setores da sociedade. Este trabalho apresenta um estudo de caso, elaborado sobre o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, na cidade de Santa Maria/RS a fim de mostrar as condições atuais do mesmo, através de uma análise sobre as fachadas externas dos dois prédios do complexo principal datado do começo do século XX. Partiu-se com a revisão bibliográfica expondo um panorama acerca da educação no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul, além de realizar uma contextualização dos institutos estaduais disseminados no interior do estado, evidenciando sua história e características arquitetônicas. Apresentou-se ainda, itens determinantes para compreensão das etapas posteriores da pesquisa, como as manifestações patológicas e os fatores de degradação em edificações de relevância histórica. Neste âmbito, tais dados fizeram parte do estudo de caso que forneceu uma visão geral sobre as edificações bem como ainda, possibilitou que fosse realizada uma investigação acerca das causas destes danos. Os resultados mostraram que existe grande parte das fachadas das edificações comprometidas com alguma patologia, ou as que não foram detectadas mais visivelmente encontram-se como um alerta para a população bilaquiana e sociedade santamariense por colocarem este bem, que é tombado municipalmente, em risco. Por fim com os dados obtidos através do levantamento e mapeamento das patologias e/ou danos existentes, propôs-se um plano de preservação para que ações futuras possam ter este material como auxilio em intervenções sejam elas de maior ou menor significância.por
dc.contributor.advisor1Saad, Denise de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5104361169659851por
dc.contributor.referee1Lopes, Caryl Eduardo Jovanovich
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0701827238095286por
dc.contributor.referee2Kother, Maria Beatriz Medeiros
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461345912057375por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0731552019890804por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples