Mostrar registro simples

dc.creatorSilveira, Andréa Reis da
dc.date.accessioned2012-10-24
dc.date.available2012-10-24
dc.date.issued2011-12-16
dc.identifier.citationSILVEIRA, Andréa Reis da. JÚLIO DE CASTILHOS MUSEUM IN THE PERIOD OF 1960-1980: COLLECTIONS, SPEECHES, PERFORMANCES AND PRACTICES THROUGH A MUSEUM EXHIBITION. 2011. 175 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10986
dc.description.abstractThe current paper aims to focus a museum exhibition developed from the investigation about the history of Júlio de Castilhos Museum from 1960 to 1980. The museum speeches and the performances that determined the museum imagination about its history and also about its symbols were assessed in the research. The history of Júlio de Castilhos Museum from 1960 until 1980, which used to be unknown until these days, has become object of evaluation by the museum historical field and by the subjects who manage the institution. These members have been politically linked to the museum and influenced by a historical and political context. It has made this museum a historical one. By analyzing and exhibiting the museum collections at that time, it was perceived a permanent game between the memory will and the intention of reflecting its history. What happened at Júlio de Castilhos Museum from 1960 until 1980 can be seen under the view of the imprecision of a museum, estate and cultural policy from ideological federal and state instances. This is apparent when there is a discussion about the frequent line changes of the activities developed by the museum as its managers changed. It was also noticed when there were losses or imminent losses of entire collections of weapons or other items due to negligence or default. This institution has been closed many times because of infra-structure problems like lack of financial resources and investments occluded by media and populist events. This is the history shown in the exhibition.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMuseu históricopor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectExposição museológicapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectMuseum historicaleng
dc.subjectEstateeng
dc.subjectMuseum exhibitioneng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectManagementeng
dc.titleO museu Julio de Castilhos no período 1960-1980: acervos, discursos, representações e práticas através de uma exposição museológicapor
dc.title.alternativeJúlio de Castilhos museum in the period of 1960-1980: collections, speeches, performances and practices through a museum exhibitioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo tem como foco central uma exposição museológica desenvolvida a partir da investigação sobre a historicidade do Museu Julio de Castilhos no tempo histórico social de 1960-1980. Conferi na pesquisa os discursos museológicos produzidos, as práticas, as representações constituídas naquele período e que determinaram uma imaginação museal (CHAGAS, 2009) a respeito da Instituição, sobre a história construída nela, e sobre seus semióforos. A historicidade do Museu Julio de Castilhos naqueles anos de 1960-1980, até então desconhecida, procurou averiguar, revelar e tornar acessível ao campo museológico e historiográfico que, os sujeitos sociais que administraram a Instituição, estiveram politicamente enraizados, engajados e influenciados de um contexto histórico e político, e isso influenciou o balizamento do Museu Julio de Castilhos como museu histórico. Analisadas as coleções musealizadas e expostas na época, percebi que há um permanente jogo entre a vontade de memória e a intenção de refletir sobre a História. O que aconteceu no Museu Julio de Castilhos nos anos 1960-1980, pode ser visto pela perspectiva da imprecisão de uma política cultural, patrimonial e museológica das instancias federal e estadual e que ao mesmo tempo estiveram ideologizadas. Isso fica claro quando se pondera a respeito das frequentes alterações de linha nas atividades desenvolvidas pelo Museu, logo que mudavam as diretorias. Também pode ser vista pela ameaça, e a efetiva perda das coleções de armas. Descuido, negligencia, fechamentos constantes da Instituição, decorrentes de problemas na infraestrutura, carência de investimentos e recursos, são problemas escondidos com a realização de eventos midiáticos e populistas, na Instituição. Essa constituiu a história comunicada pela exposição.por
dc.contributor.advisor1Padoin, Maria Medianeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7863155517478900por
dc.contributor.referee1Zubaran, Maria Angelica
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6866879490535626por
dc.contributor.referee2Konrad, Glaucia Vieira Ramos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194002753412760por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0509574951063934por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples