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dc.creatorBello, Rosilaine Zoch
dc.date.accessioned2014-11-12
dc.date.available2014-11-12
dc.date.issued2013-07-31
dc.identifier.citationBELLO, Rosilaine Zoch. UFSM archives system: professional training in records management through distance learning. 2013. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11033
dc.description.abstractThis main goal of this project was to implement a training course in archivistic to the Technical and Administrative Servers in Education of the UFSM using as a technological tool the Learning Management System Moodle. The intention is produce a reflection about the modality of distance learning and the LMS as an element to support a professional training in the institution. The research was classified as applied quantitative approach and a case study through the technical procedures for acquiring objective knowledge about Moodle; the study supports a proposal and an evaluation of an alternative training using distance learning. Techniques and instruments of literature were used for read, analyze and interpret the last material already published in books, scientific papers, dissertations and doctoral theses. The bibliography facilitated the planning and the development of a training course in distance learning using the LMS of the Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) in the UFSM university. To reinforce the requirements for the expansion of the institutional archivistics polices of the university, the project develops studies in university archives and in the document preservation as an evidence of scientific, cultural and educational knowledge of the country. This helps to ensure the right access to information, the right of citizens and transparency of government actions. The project demonstrated the feasibility of conducting distance learning training courses to servicemen directly or indirectly involved in institutional documents management. The staff improvement policies implementation through distance learning is an effective strategic tool to implement the UFSM archivistic system. The LMS Moodle of PROGEP worked as environment of cooperative interaction between technical and administrative servicemen and the DAG (Departamento de Arquivo Geral).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbiente virtual de ensino-aprendizadopor
dc.subjectCapacitação profissionalpor
dc.subjectGestão arquivísticapor
dc.subjectArquivos universitáriospor
dc.subjectPatrimônio documentalpor
dc.subjectLearning management systemeng
dc.subjectProfessional training courseeng
dc.subjectUniversity archiveseng
dc.subjectRecords managementeng
dc.subjectDocumentary heritageeng
dc.titleSistema de arquivos da UFSM: a capacitação profissional em gestão arquivística na modalidade à distânciapor
dc.title.alternativeUFSM archives system: professional training in records management through distance learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo teve como principal objetivo implementar um curso de capacitação na área arquivística para os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) da UFSM, utilizando-se como ferramenta tecnológica o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizado (AVEA) Moodle e, assim, auxiliar na reflexão acerca da modalidade de educação a distância e de AVEA como elemento de suporte a capacitação profissional na instituição. A pesquisa foi classificada como aplicada com abordagem quantitativa e um estudo de caso quanto aos procedimentos técnicos porque objetivou adquirir conhecimento sobre o Moodle, a fim subsidiar a proposição e a avaliação de uma alternativa de capacitação por meio da modalidade a distância. Para tanto, utilizou-se das técnicas e instrumentos da pesquisa bibliográfica para leitura, análise e interpretação de materiais já publicados em livros, artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. As ideias de diferentes autores possibilitaram o planejamento e a construção de um curso nessa modalidade, utilizando-se o ambiente de EaD da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade. Para reforçar a necessidade de expansão das políticas arquivísticas nas IFES abordaram-se temas relevantes sobre os arquivos universitários, em especial as universidades federais, e a preservação de seu patrimônio documental como prova do conhecimento científico, cultural e educacional do País, para garantir o acesso à informação, o direito dos cidadãos e a transparência das ações governamentais. Os estudos demonstraram a viabilidade de realização de cursos de capacitação à distância aos servidores envolvidos, direta ou indiretamente, na gestão de documentos institucionais. A implementação de políticas de capacitação profissional a distância apresentou-se como uma ferramenta estratégica eficaz à implantação do sistema de arquivos da UFSM e o Ambiente de EaD da PROGEP, que utiliza o Moodle, serviu como um ambiente de interação cooperativa entre os servidores técnico-administrativos em educação e o Departamento de Arquivo Geral.por
dc.contributor.advisor1Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311327191424332por
dc.contributor.referee1Konrad, Glaucia Vieira Ramos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194002753412760por
dc.contributor.referee2Perez, Carlos Blaya
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5113270185930692por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2772468359901524por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor


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