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dc.contributor.advisorMarion Filho, Pascoal José
dc.creatorBaldoni, Luciane Netto
dc.date.accessioned2015-11-09T14:47:03Z
dc.date.available2015-11-09T14:47:03Z
dc.date.issued2007-05
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1104
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Controladoria Empresarial, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis article has as objective to analyze the external environment of the Brazilian sector of agricultural machine and to define the main variables for the construction of scenes. It begins from a bibliographical revision to identify the main variables to be considered in this study and it makes a theoretical referencial to guide the analysis of the external environment and the construction of the scene. The model of the five competitive forces of Porter was used in the sectorial analysis. In the research, became evident that one strong entailing exists between the income of agriculture and the commerce of machines, and that the performance of agriculture depends especially on entailed factors to the external environment, as pluvial index, tax of exchange, tax of interests, prices of commodities in the international market, resources destined to the financing of the farmings, among others. Also it was clear that the future scene for producers and commerce of machines for agriculture is promising, since harvest 2006/07 was very good, expand the price of commodities in the international market, the country lives an important economic stability, exists a trend of reduction in the tax of interests, there is a stopping of the valuation of the Real, the Chinese economy, main purchaser of the Brazilian soy, will have to continue growing the raised taxes, the U.S.A. is reducing the area planted with soy, the one that will have to reduce offers of the product in the international market and to guarantee good prices for the product, and using maize to produce combustible alcohol, the one combustible that raises the demand and the price of the product.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMáquinas agrícolaspor
dc.subjectAmbiente externopor
dc.subjectCenáriopor
dc.titleGestão estratégica no comércio de máquinas agrícolas: análise do ambiente externo e cenáriospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationControladoria Empresarialpor
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar o ambiente externo do setor de máquinas agrícolas brasileiro e definir as principais variáveis para a construção de cenários. Parte-se de uma revisão bibliográfica para identificar as principais variáveis a serem consideradas no estudo e faz-se um referencial teórico para orientar a análise do ambiente externo e a construção do cenário. O modelo das cinco forças competitivas de Porter foi utilizado na análise setorial. Na pesquisa, constata-se que existe uma forte vinculação entre a renda da agricultura e o comércio de máquinas, e que o desempenho da agricultura depende especialmente de fatores vinculados ao ambiente externo, como índice pluviométrico, taxa de câmbio, taxa de juros, preços das commodities no mercado internacional, recursos destinados ao financiamento das lavouras, entre outras. Também ficou evidente que o cenário futuro para produtores e comércio de máquinas para a agricultura é promissor, já que a safra 2006/07 foi muito boa, cresce o preço das commodities no mercado internacional, o país vive uma importante estabilidade econômica, existe uma tendência de redução na taxa de juros e estancamento da valorização do real, a economia chinesa, principal comprador da soja brasileira, deverá continuar crescendo a taxas elevadas, os EUA está reduzindo a área plantada com soja, o que deverá reduzir a oferta do produto no mercado internacional e garantir bons preços para o produto, e utilizando milho para produzir álcool combustível, o que eleva a demanda e o preço do produto.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Controladoria Empresarial [28]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Controladoria Empresarial

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