dc.contributor.advisor | Leães Filho, Wenceslau Virgilio Cardoso | |
dc.creator | Basei, Andréia Paula | |
dc.date.accessioned | 2015-11-11T12:25:11Z | |
dc.date.available | 2015-11-11T12:25:11Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1107 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2007. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Interculturalidade | por |
dc.subject | Práticas educativas | por |
dc.title | A interculturalidade na formação de professores: possibilidades de (re)significar as práticas educativas da Educação Física Escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou refletir sobre as questões que envolvem a educação intercultural, suas implicações na formação de professores e na Educação Física escolar. Partindo das reflexões e perspectivas suscitadas por professores das áreas da Filosofia, História/Literatura e Comunicação Social/Mídia, buscamos contribuições através de uma entrevista aberta, sobre como a questão está sendo discutida para estabelecer articulações com nossa área de estudo. Verificamos que as discussões com relação à diversidade cultural e sua incorporação no currículo não estão acontecendo, ou quando muito acontecem algumas discussões isoladas, dando as práticas educativas e formativas um caráter hegemônico e reprodutivo de ideologias dominantes. Finalizamos, acreditando que as funções delegadas a escola e a universidade nos colocam diante de uma encruzilhada ideológica com relação às responsabilidades destas com a sociedade. No entanto, os professores deverão entender as práticas pedagógicas como uma construção discursiva, rica em intencionalidades, e com as suas finalidades voltadas ao desafio as diferenças e ao preconceito a elas relacionadas, incorporando no currículo discussões que envolvam tal questão, o que pode significativamente contribuir para os sujeitos saírem da menoridade buscando o esclarecimento das questões que permeiam o nosso mundo de vida. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |