Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Marilda Oliveira de
dc.creatorBaptaglin, Leila Adriana
dc.date.accessioned2015-11-12T12:01:59Z
dc.date.available2015-11-12T12:01:59Z
dc.date.issued2008-04
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1115
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe present research intended to verify in which manner professors of Visual Arts – Majoring/UFSM understand the shifts occurred in the planning of the syllabus in 1992, 1999 and 2004. It is also aimed at to perceive the importance of those shifts for the academy as a whole and its professors. In this way, the research was structured through a qualitative method, based on a case of study (three professors at the Course of Visual Arts taking part of the Pedagogic Project planning.). Thus, the methods for the making of this research were directed to a document appreciation and to a semi-structured interview. After data collection it was accomplished an analysis based on the Content Analysis in three steps: Pre-analysis, Description and Interpretation of the References. Those steps made possible to verify the conception and the part taking of professors’ social and professional values and ideals in those shifts facing the new guidelines being established. Therefore, it was noticed in the professors’ speech the strong presence of subjects like: Imposed Curriculum, Location Culture and reality and Teaching of Visual Arts as a midpoint of shift.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectCulturapor
dc.titlePerpassando pela historicidade do curso de artes visuais - licenciatura/ufsm: uma análise das organizações currículares de 1992, 1999 e 2004.por
dc.title.alternativePassing by the historicidade of the course of visual arts - licenciatura/ufsm: an analysis of the organizations currículares of 1992, 1999 and 2004.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou verificar, como os professores do curso de Artes Visuais Licenciatura/UFSM entendem as mudanças ocorridas nas organizações curriculares de 1992, 1999 e 2004. Objetivou, igualmente, perceber a importância dessas mudanças para o meio acadêmico, bem como, para o corpo docente. Sendo assim, a pesquisa estruturou-se através de uma abordagem qualitativa utilizando-se de um estudo de caso (três professores do Curso de Artes Visuais participantes da estruturação dos Projetos Pedagógicos). O procedimento para a efetivação dessa pesquisa voltou-se para a apreciação dos documentos e para a entrevista semi-estruturada. Na presença desses dados, foi realizada uma análise embasada na Análise do Conteúdo que aconteceu em três etapas: Pré-análise, Descrição e Interpretação Referencial. Esses passos possibilitaram verificar a concepção e a participação dos valores e ideais profissionais e sociais dos professores participantes dessas alterações, perante as novas diretrizes a serem estabelecidas. Com isso, percebeu-se, na fala dos professores, a forte presença de categorias como: Currículo como imposição; Realidade local e organizacional e, Ensino das Artes Visuais como centro de transformação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples