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dc.contributor.advisorCostas, Fabiane Adela Tonetto
dc.creatorBreitenbach, Fabiane Vanessa
dc.date.accessioned2015-11-12T14:38:46Z
dc.date.available2015-11-12T14:38:46Z
dc.date.issued2009-01-16
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1120
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study aimed to know how the educational manager of a city located in northwest of Rio Grande do Sul state propose the inclusion of students with special educational needs (NEEs) in schools of the field. The qualitative research was divided into two moments: preparation of the theoretical framework and collection and analysis of data. The collection and data analysis comprised two stages, the first related to considerations of the Organic Law and the Municipal Education Plan, where we found that in the documents there are no references about the inclusion of students with NEEs in schools of the field. In a second time, through the Subject Analysis (Análise de Conteúdo - Bardin 2008), were done the analysis of semistructures assessments realized with educational managers , identifying two categories: the first category, called “Policy of inclusion of people with NEE´s in schools of the field: at what field is?”, confirms the occurred in the documental analysis, where the Special Class, located at an urban area, is the only place to care about people with NEE´s. The second category called “Inclusive Education: ‘we try’”, shows that teachers try individually, basis on goodwill, to promote school inclusion, but without support theoretical nor practical provided from the municipal education management. It was concluded that there is much to be done to realize the ideals of inclusive education in the studied city and the experiences with the Special Class can and should guide this process. So it is essential a partnership between an educational management supported in democratic principles that allows revaluations and the schools from the field.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.titleGestão educacional e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas do campo: um estudo de casopor
dc.title.alternativeEducational management and inclusion of students with special educational needs in schools of the field: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo conhecer como a gestão educacional de um município localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul propõe a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas escolas do campo. A pesquisa de cunho qualitativo foi dividida em dois momentos: elaboração do referencial teórico e coleta e análise dos dados. A coleta e análise dos dados compreendeu duas etapas, na primeira relativa ao exame da Lei Orgânica e do Plano Municipal de Educação, foi verificado que os documentos não faziam referências à inclusão de alunos com NEEs nas escolas do campo. No segundo momento, através na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008), efetivou-se a apreciação das entrevistas semi-estruturadas realizadas com alguns gestores educacionais, identificando-se duas categorias. A primeira categoria intitulada Política de inclusão de pessoas com NEEs nas escolas do campo: em que campo está? confirma o verificado na análise documental, sendo que a Classe Especial, localizada na zona urbana, constitui-se o único espaço de atendimento às pessoas com NEEs. A segunda categoria nomeada Educação inclusiva: a gente tenta aponta que os professores tentam, individualmente, com base na boa vontade, promover a inclusão escolar, mas sem suporte teórico-prático da gestão municipal de educação. Conclui-se que existe muito a ser feito para efetivação dos ideais da educação inclusiva no município estudado e que as experiências com a Classe Especial podem e devem orientar esse processo. Portanto, torna-se fundamental a parceria entre uma gestão educacional amparada nos princípios democráticos que permita reavaliações e as escolas do campo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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