dc.contributor.advisor | Koff, Rogério Ferrer | |
dc.creator | Baron, Jeane | |
dc.date.accessioned | 2015-11-13T12:52:02Z | |
dc.date.available | 2015-11-13T12:52:02Z | |
dc.date.issued | 2006-12-18 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1124 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | In the 70’s, the brazilian tele dramaturgy begin to be estructured by the realism mixed to the already stabilished melodrama. Allied to the realism, in the 80’s there’s the Social Merchandising, which is the insertion of social and controversy themes to the fictional universe of the plot, giving the space to debate about social relations. This research presents the insertion of HIV positive characters on the brazilian tele dramaturgy, the ways of contagion and the profiles of which one of this characters,
linking these informations to the HIV historic and the struggle against SIDA. So, this is an attempt to discuss how the brazilian tele dramaturgy use SIDA on their themes, confirming or not the propose of being beliavable. | eng |
dc.description.abstract | A comienzos de la década de 1970, la tele dramaturgia brasileña empieza su estructuración con base en el realismo mezclado con, lo ya entonces consolidado, melodrama. Junto al el realismo, en la década de 1980, ha surgido la comercialización del merchandising social, que es la inserción de las temáticas sociales y polémicas en el universo ficticio de la trama, confiriendo a la tele dramaturgia un debate de las relaciones sociales. Esta investigación presenta las inserciones de los personajes
soropositivos en la tele dramaturgia brasileña, las formas de contagio presentadas y el perfil de cada uno de los personajes, asociando tal información a la descripción del VIH y las campañas del combate al SIDA. Así, buscase discutir como la tele dramaturgia brasileña ven insiriendo el tema del SIDA en su temática, confirmando, o no, la propuesta de volverse verosímil. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Teledramaturgia brasileira | por |
dc.subject | Merchandising social | por |
dc.subject | AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) | por |
dc.title | Merchandising social na teledramaturgia brasileira: o caso da aids | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática | por |
dc.description.resumo | A partir da década de 1970, a teledramaturgia brasileira passou a ser estruturada a partir do realismo mesclado ao já então consolidado melodrama. Aliado ao realismo, na década de 1980 surgiu o merchandising social, que é a inserção de temas sociais e polêmicos no universo diegético da trama, conferindo à teledramaturgia um espaço para debater sobre as relações sociais. Esta pesquisa apresenta as inserções de personagens soropositivos na teledramaturgia brasileira, as formas de contágio
apresentadas e os perfis de cada um destes personagens, associando tais informações ao histórico do HIV e às campanhas de combate à AIDS. Assim, busca-se discutir como a teledramaturgia brasileira vem inserindo o tema da AIDS na sua temática, confirmando ou não a sua proposta de ser verossímil. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |