Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrug, Hugo Norberto
dc.creatorBernardi, Ana Paula
dc.date.accessioned2015-11-13T13:31:39Z
dc.date.available2015-11-13T13:31:39Z
dc.date.issued2006-08-29
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1126
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe investigation seeks to analyze how physical education teachers structure their lecturer’s knowledge on child education and how are organized, pedagogically instructed, the physical education classes. The investigation assumes a qualitative boarding with a phenomenological approach. The participants are three physical education teachers who work with child education classes. To collect the data a semi-structured interview was used. The interpretation of the data was made by the analysis of the content. The lecturer’s knowledge is acquired by the teacher during his professional formation; it’s throughout it that the teacher seeks subsidies to build himself professor, in a certain amount of space and time, having ample relation with his work environment. These principles learned through time can be adapted or rebuilt, or even deconstructed when they make contact with the educational reality. The relation between the pedagogical instruction organization of the physical education classes for child education and the lecturer’s knowledge emerge from the teacher’s daily, in his relation with his planning, objectives, contents and strategies which are used to solve problematic subjects on class, through educational concepts that are adopted and reflect all the teacher’s understanding related to the educational and learning process. When trying approach, necessary to the understanding of the focused subjects, there were characteristics of each participant teacher, as how, in the perception of each one of them over their professional formation, about the acting context and the lecturer’s experiences, on which they could build in contact with their own reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectAprendizado infantilpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectSaberes do docentepor
dc.titleSaberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoA investigação busca analisar como os professores de Educação Física estruturam os saberes docentes na Educação Infantil; e como são organizadas, didático-pedagogicamente, as aulas de Educação Física. A investigação assume uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico. Os participantes são três professores de Educação Física que trabalham com turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estruturada. A interpretação dos dados se deu pela análise de conteúdo. Os saberes docentes são conhecimentos adquiridos pelo professor durante sua formação profissional, é através deles que o professor busca subsídios para constituir-se professor, em determinado espaço e tempo, tendo ampla relação com o seu local de trabalho. A relação da organização didático-pedagógica das aulas de Educação Física para a Educação Infantil com os saberes docentes emergem do cotidiano do professor, na sua relação com o seu planejamento, objetivos, conteúdos e estratégias as quais lança mão para solucionar questões problemáticas da sua aula, através das concepções de ensino que adota e que refletem todo o entendimento do professor em relação a Educação e ao aprendizado. Os saberes da experiência do professor, aos quais ele constrói na sua relação com a sua realidade, vem atender às necessidades formativas, lacunas deixadas pela sua formação inicial, assim tendo uma grande importância no momento de rever estes conhecimentos iniciais de forma a estar avaliando-os e validando-os na sua ação docente, objetivando estabelecer uma Educação Física voltada à infância, e não aplicada à infância.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples