Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorEckert, Marcia Inês Scheidt
dc.date.accessioned2017-07-28T15:35:17Z
dc.date.available2017-07-28T15:35:17Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11272
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis study aimed to reflect on the policies of the Brazilian Education, a resumption of the major legal events that contributed to the current situation, emphasizing the principles of the Democratic Management, where elements such as participation and community overrides the authoritarian culture and individualism. In this context, the study was to analyze the performance of the School Board of the Municipal Elementary School São José, in Boa Vista do Buricá, State of Rio Grande do Sul, from the perspective of Democratic Management, from the Board Members themselves about your role in this council. For this, we chose to conduct methodologically qualitative case study (GIL, 2002, p 55). As data collection instrument were applied questionnaires with opened and closed questions, to nine Directors; also analyzed the School Board Meetings Minutes, to support the analysis, and the PPP institution. After these data were analyzed in the light of theoretical frameworks, the main ones being: Paro (1998); Werle (2003); Bordignon (2009); as well as extensive search in legal texts, such as: CF / 88 LDB / 96 PNE / 2014. From this study, we note that the Democratic Management is an ideal to be achieved in order to improve the quality of education, which passes mandatorily by serious public policy and committed to the population; also that the Municipal Elementary School São Jose staff and School Council policy, are committed in the pursuit of a more democratic management, thus contributing to building a better society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectEducational policyeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool boardeng
dc.titleConselho escolar: a gestão democrática em questãopor
dc.title.alternativeSchool board: to democratic management in questioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo objetivou uma reflexão acerca das políticas públicas da Educação Brasileira, numa retomada dos principais eventos legais que contribuíram para o atual cenário, ressaltando os princípios da Gestão Democrática, onde elementos como a participação e a coletividade se sobrepõe à cultura do autoritarismo e do individualismo. Neste contexto, o estudo se propôs a analisar a atuação do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, de Boa Vista do Buricá, Estado do Rio Grande do Sul, sob a ótica da Gestão Democrática, a partir do conhecimento dos próprios Conselheiros sobre a sua função neste colegiado. Para isso, optou-se metodologicamente por realizar estudo de caso qualitativo (GIL, 2002). Como instrumento de coleta de dados, aplicaram-se questionários com questões abertas e fechadas, a nove Conselheiros; ainda, foram consideradas as Atas das Reuniões do Conselho Escolar, como suporte da análise, e o PPP da instituição. Após, estes dados foram analisados à luz de referenciais teóricos, sendo os principais: Paro (1998); Werle (2003); Bordignon (2009); além de ampla busca nos textos legais, como: CF/88, LDB /96, PNE/2014. A partir deste estudo, podemos constatar que a Gestão Democrática é um ideal a ser alcançado como forma de melhorar a qualidade da educação, o que passa, obrigatoriamente, por políticas públicas sérias e comprometidas com a população; ainda, que na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, a equipe diretiva e o Conselho Escolar, estão comprometidos na busca de uma gestão mais democrática, contribuindo, assim, na construção de uma sociedade melhor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto