dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Rabuske, Aline Maria | |
dc.date.accessioned | 2017-08-01T11:47:27Z | |
dc.date.available | 2017-08-01T11:47:27Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11283 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Studies on the political - pedagogical project schools have increased in recent
years among researchers, teachers, administrators and educational institutions, as
well as being very keen on educational policies in pursuit of a quality education. The
legislation establishing that its construction should be through a democratic process
highlighting the participation of all. The reality of rural schools brings a deep reflection
on the democratic management defended the regulations. Therefore, this monograph
investigates teachers' knowledge and direction of a school field with respect to
political- pedagogical project. Having described as specific as the construction of
PPP occurs in school goals; identifying conceptions that teachers have and point out
the actions taken by the school management to knowledge and implementation of
the political- pedagogical project, identify the challenges encountered and the
possibilities for this construction is truly democratic and participatory in a school field .
The methodology we used a qualitative approach whose research instrument was a
questionnaire addressed to teachers and direction of a field school in the municipality
of Lagoa Bonita Sul / RS, in the period 15-30 October 2013.Com this work can be
seen that in schools the constant change of teachers is reality and it ends up hurting
the quality of education because teachers fail to understand and put into practice the
political - pedagogical project that the school operates. Insufficient action by the
school principal to provide knowledge and assessment of PPP teachers. Regarding
the questionnaire applied to school administration can be seen that this constant
exchange of teachers , lack of knowledge of PPP and little active participation of the
school and local communities in school decisions become challenges to implement
democratic management. However, teachers indicated the absence of more specific
actions which contribute to this existing gap between family and school that is
characteristic of the majority of rural schools. Thus there was a need for managers
prepared with knowledge of educational public policies and also the reality of the
local community to develop activities that meets the needs and expectations of
existing regional culture. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Political-pedagogical project | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Projeto político-pedagógico: desafios encontrados para a elaboração numa escola do campo | por |
dc.title.alternative | Political-pedagogical project: challenges for found in preparation school field | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Estudos sobre o Projeto político-pedagógico das escolas têm aumentado nos
últimos anos entre pesquisadores, professores, gestores e instituições de ensino,
além de ser muito defendido nas políticas educacionais na busca de uma educação
de qualidade. A legislação institui que sua construção deve ser através de um
processo democrático destacando a participação de todos. A realidade das escolas
do campo traz uma reflexão profunda sobre a gestão democrática defendida nas
legislações vigentes. Portanto, esta monografia buscou investigar o conhecimento
dos professores e direção de uma escola do campo com relação ao Projeto políticopedagógico.
Tendo como objetivos específicos descrever como ocorre a construção
do PPP na escola; identificar a concepção que os professores têm e apontar as
ações desenvolvidas pela direção escolar para o conhecimento e execução do
Projeto político-pedagógico; identificar os desafios encontrados e as possibilidades
para que esta construção seja realmente democrática e participativa numa escola do
campo. Como metodologia utilizou-se uma abordagem qualitativa, cujo instrumento
de pesquisa foi um questionário aplicado junto aos professores e direção de uma
escola do campo, do município de Lagoa Bonita do Sul/RS, no período de 15 a 30
de outubro de 2013.Com este trabalho pode-se observar que nas escolas a troca
constante de professores é realidade e isto acaba prejudicando a qualidade do
ensino, pois os docentes não conseguem conhecer e por em prática o Projeto
político-pedagógico da escola que atua. Faltam ações por parte do diretor escolar
para oferecer conhecimento e avaliação do PPP aos professores. Quanto ao
questionário aplicado a direção escolar pode-se observar que esta troca constante
de docentes, a falta de conhecimento do PPP e a pouca participação ativa das
comunidades escolar e local nas decisões escolares tornam-se desafios para pôr em
prática uma gestão democrática. Entretanto, os professores, indicaram a falta de
ações mais pontuais o que contribui para este distanciamento existente entre família
e escola que é característica da maioria das escolas do campo. Desta forma
observou-se a necessidade de gestores preparados que possuam conhecimento das
políticas públicas educacionais e também da realidade daquela comunidade local
para desenvolver atividades que vem ao encontro das necessidades e expectativas
da cultura regional existente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |