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dc.contributor.advisorLopes, Luis Felipe Dias
dc.creatorBilibio, Gabriela Lunardi
dc.date.accessioned2015-11-16T13:41:41Z
dc.date.available2015-11-16T13:41:41Z
dc.date.issued2006-03-31
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1129
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe aim of this work is to compare the harmonic (present) and arithmetic (proposal) average of the classified applicants and the understudies at UFSM main courses in 2003 and 2004. It was done through statistics techniques adequate for the information. It was previously selected ten courses (five competed ones and five of middling competition). It was possible to observe a high and significant correlation (r = 0,98993 / 2003) and (r = 0,99252 / 2004) (p = 0,0001) between the candidates’ average. It was also possible to observe an excellent degree of concurrence between the harmonic and arithmetic average of the classified candidates and understudies. It means that four hundred ninety nine approved candidates in the selected courses of vestibular 2003, only twenty-two candidates had their positions changed with the approved and understudies; ten candidates had a high elevation in their arithmetic average (more than fifteen positions). In 2004, there were four hundred seventy eight approved candidates and only seventeen ones changed their positions between the approved and understudies; and only three had a high elevation of position (more than or equal to fifteen positions). In these cases, the candidates’ position variation occurred because the arithmetic average does not consider the individualized score for subject. It means that the related candidates had a low score in two subjects at least, that were compensated for the high score in the other ones. Because of that the arithmetic average has a high difference in relation to the harmonic one in these cases.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVestibularpor
dc.subjectMédia harmônicapor
dc.subjectMédia aritméticapor
dc.titleAnálise comparativa dos resultados classificatórios dos vestibulandos 2003 e 2004 da UFSM pelas médias harmônica e aritméticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade comparar as médias harmônica (atual) e aritmética (proposta) dos vestibulandos que se classificaram e ficaram na suplência dos principais cursos do vestibular da UFSM em 2003 e 2004, através do uso de técnicas estatísticas adequadas aos dados. Foram previamente selecionados dez cursos (cinco concorridos e cinco com concorrência média). Observou-se uma correlação forte e significativa (r = 0,98993 / 2003) e (r = 0,99252 / 2004) (p=0,0001) entre as médias dos candidatos. Observou-se também um excelente grau de concordância entre as médias harmônica e aritmética dos candidatos classificados e suplentes, ou seja, dos quatrocentos e noventa e nove candidatos aprovados dos cursos selecionados no vestibular de 2003, apenas vinte e dois trocaram de posição entre os aprovados e os suplentes e, desses, dez tiveram um salto elevado na média aritmética (superior a quinze posições). Já para os quatrocentos e setenta e oito candidatos aprovados em 2004 apenas dezessete candidatos trocaram de posição entre aprovados e suplentes e desses somente três tiveram um salto elevado (maior ou igual a quinze posições). A variação da posição dos candidatos nos respectivos casos dá-se em função de a média aritmética não levar em consideração a pontuação individualizada por disciplina, ou seja, os candidatos relacionados obtiveram uma pontuação baixa em no máximo duas disciplinas, as quais foram compensadas pela pontuação alta nas demais, fazendo com que a média aritmética tenha uma diferença maior nesses casos, em relação à harmônica.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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