dc.contributor.advisor | Prestes, Liliane Madruga | |
dc.creator | Groth, Denise Maria | |
dc.date.accessioned | 2017-08-07T13:31:17Z | |
dc.date.available | 2017-08-07T13:31:17Z | |
dc.date.issued | 2016-09-24 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11305 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This study aims to discuss how the play has been used as a strategy in welcoming
and educational intervention with children and families in vulnerable situations in the
Reference Center for Social Assistance (CRAS) located in Santo Augusto county - RS. It is
worth mentioning that starting from the understanding that play is something essential and
inherent in the child's constitution process, CRAS has a toy library. This space is intended for
development of recreational activities and as a way of answering the specific characteristics
and demands of childhoods seeking support in this space, including strengthening emotional
bonds between children and their families. Therefore, the theoretical references used stem
from studies conducted in the course of Specialization in Teaching in Early Childhood
Education, offered by the University of Santa Maria, among which are cited studies on the
sociology of childhood (such as Manuel Sarmento, Sonia Kramer, Clarice Cohn, among
others) as well as research that emphasize the importance of play (including authors / as the
Kishimoto, Winnicott, among others). The methodology used was marked in the case study
from the context of the neighborhood where the CRAS is inserted and carrying out semistructured
interviews and observations with the subjects (children, professional staff and
families). The data produced show the relevance of the CRAS performance, in particular the
importance of the toy library while the host space and potentiator of bonding between
children and adults enabling the experience of recreational experiences, the rescue of selfesteem,
cooperation, among other factors. The study also shows the importance of public
policies both in education and in social assistance costumer up the specifics of children and
childhood, and that the play is given priority in the organization of time and space. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Infâncias | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) | por |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Play | eng |
dc.title | O brincar como estratégia no acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social - um estudo de caso em Santo Augusto - RS | por |
dc.title.alternative | The strategy as play the reception for children in social vulnerability situation - a case study in Santo Augusto – RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | O presente estudo visa problematizar como o brincar tem sido utilizado enquanto
estratégias no acolhimento e na intervenção pedagógica com crianças e famílias em situação
de vulnerabilidade no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) situado no
município de Santo Augusto - RS. Neste sentido, cabe destacar que partindo do entendimento
de que brincar é algo imprescindível e inerente no processo de constituição da criança, o
CRAS possui uma brinquedoteca. Tal espaço é destinado ao desenvolvimento de atividades
lúdicas e como forma de atendimento as especificidades e demandas das infâncias que
buscam apoio neste espaço, incluindo o fortalecimento dos vínculos afetivos entre crianças e
respectivas famílias. Para tanto, os referências teóricos utilizados decorrem dos estudos
realizados no decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil,
ofertado pela Universidade de Santa Maria, entre os quais citam-se os estudos sobre a
sociologia da infância (tais como Manuel Sarmento, Sônia Kramer, Clarice Cohn, entre
outros) além de pesquisas que enfatizam o relevância do brincar (incluindo autores/as como
Kishimoto, Winnicott, entre outros). A metodologia utilizada pautou-se no estudo de caso a
partir da contextualização do bairro onde o CRAS está inserido e da realização de entrevistas
semiestruturadas e observações com os sujeitos (crianças, equipe de profissionais e famílias).
Os dados produzidos evidenciam a relevância da atuação do CRAS, em especial, a
importância da brinquedoteca enquanto espaço de acolhimento e potencializador dos laços
afetivos entre crianças e adultos possibilitando a vivência de experiências lúdicas, o resgate da
autoestima, a cooperação, entre outros fatores. O estudo aponta ainda a importância de que as
políticas públicas tanto no âmbito da educação quanto na assistência social pautem-se nas
especificidades das crianças e infâncias e que o brincar seja priorizado na organização dos
tempos e espaços. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |