Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPowaczuk, Ana Carla Hollweg
dc.creatorFoletto, Agueda Elisabete Recke
dc.date.accessioned2017-08-07T13:43:10Z
dc.date.available2017-08-07T13:43:10Z
dc.date.issued2016-09-09
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11306
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe present study aimed to develop experiences of social practices of reading and writing in early childhood education in order to encourage children to write. The study was carried out in the Beija Flor Municipal School of Early Childhood Education (EMEI), which is located in the city of Faxinal do Soturno. The specific objectives were to identify the possibilities of working with reading and writing, develop actions targeted at reading and writing experiences, and analyze learning experiences provided by the actions taken. The study was characterized as action research, which allowed reflection on the actions developed in teaching practice in order to direct possibilities of qualifying the educational processes in progress in the pedagogical work. In order to make the references, studies by Ferreiro and Teberosky (1999), Ferreiro (2009), Mello (2010), Mello and Farias (2010), Tripp (2005), Ferreira and Dias (2002), Augusto (2003) were consulted. From the actions developed in class that contemplated social practices of reading and writing in a diverse and inclusive way, it was possible to observe that learning to read and write needs to be enriching, in a way that children can grow as active and creative subjects and becoming the main agent in the construction of new knowledge. The focus of the study with reading and writing in early childhood education needs to be in the direction of promoting the participation of children in varied events of reading and writing, in order to allow the access and reflection of social practices that exist in modern-day society. Furthermore, it was possible to observe that the process of reading and writing is favored when the children are challenged to think about what should be written and the purpose in society. This implies the experience of different speeches that can be produced by writing, therefore standing out as another possibility and not the only one. In this manner, the teacher must investigate more about pedagogical practice and professional qualification in relation to literacy in early childhood education by focusing on, amongst other things, the experience of daily life from a systematic process of reflection and research.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAçõespor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectActionseng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.titlePráticas de leitura e de escrita na pré-escola da EMEI Beija Flor do município de Faxinal do Soturnopor
dc.title.alternativeReading And Writing Activities In The EMEI Beija Flor preschool in Faxinal do Soturnoeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoA pesquisa realizada objetivou desenvolver vivências de práticas sociais de leitura e de escrita na educação infantil, de modo a favorecer a inserção da criança na cultura escrita. O trabalho foi proposto na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Beija Flor, localizada na cidade de Faxinal do Soturno, e teve como objetivos específicos identificar as possibilidades de trabalho com a leitura e a escrita; desenvolver ações direcionadas a experiências de leitura e de escrita, e analisar os aprendizados proporcionados pelas ações desenvolvidas. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa-ação, o que possibilitou a reflexão sobre as ações desenvolvidas na prática docente de modo a direcionar possibilidades de qualificar os processos educativos em andamento no trabalho pedagógico. Para a construção do referencial foram consultados os estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2009), Mello (2010), Mello e Farias (2010), Tripp (2005), Ferreira e Dias (2002), Augusto (2003). A partir das ações desenvolvidas em aula contemplando práticas sociais de leitura e de escrita de forma diversificada e integradora, foi possível perceber que a aprendizagem da leitura e da escrita precisa ser enriquecedora, em que as crianças possam se desenvolver como sujeitos ativos e criativos da sua aprendizagem, tornando-se o principal agente da construção de novos saberes. O foco do trabalho com a leitura e a escrita na educação infantil precisa se dar na direção de promover às crianças a participação de eventos variados de leitura e da escrita, que permitam o acesso e reflexão acerca das práticas sociais que existem em nossa sociedade. Constatei que o processo de leitura e escrita é favorecido quando as crianças são desafiadas a pensar sobre o que vem a ser a escrita e para que ela serve em nossa sociedade. Isso implica a experiência com os diferentes discursos que podem ser produzidos pela escrita, evidenciando-a como mais uma possibilidade e de expressão e não a única. Nesta direção, considero que o professor precisa investigar mais sobre sua prática pedagógica e debater acerca de sua formação em relação à alfabetização na Educação Infantil, tendo como foco as experiências profissionais do cotidiano escolar, a partir de um processo sistemático de reflexão e investigação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto