Mostrar registro simples

dc.creatorPossani, Laura
dc.date.accessioned2017-08-07T15:45:37Z
dc.date.available2017-08-07T15:45:37Z
dc.date.issued2016-11-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11315
dc.description.abstractThe world population has been changing their eating habits in an attempt to improve their quality of life. The increase in the consumption of foods such as fruits and vegetables has directly influenced the lives of the producers. Studies show that most of these products are produced by family farmers, similarly to what happens in the municipality of Itaqui-RS. However, recent local studies have shown that these farmers find it difficult to insert themselves effectively in supermarket supply chains. The key question of this research is to understand how these producers are organized to meet the current demands and what are the main factors that influence the choice of the commercialization channels that they access. Semi-structured interviews were carried out with 5 family farmers who have access to more than one commercialization channel, thus making it possible to visualize the elements of choice. As a conceptual basis, the theory of Transaction Cost Economics (ECT) was chosen to support interpretations of how farmers organize and how they regulate their transactions. In the study, the presence of the attributes of the transactions was verified, the frequency being the most relevant attribute for all the interviewees, since their presence generates confidence between the parties. The analysis of the transactions allowed to conclude that the farmers choose the commercialization channels based on the attributes of the ECT, using them to govern their transactions in a satisfactory way. It is concluded that the main factors considered by the producers to choose these channels is the confidence (generated by the frequency in which they occur) and the price of the products.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEconomia dos custos de transaçãopor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectEstrutura de governançapor
dc.subjectEconomics of transaction costseng
dc.subjectFamily farmingeng
dc.subjectGovernance structureeng
dc.titleEstratégias adotadas pelos agricultores familiares na escolha dos canais de comercialização no setor de frutas, legumes e verduras do município de Itaqui - RSpor
dc.title.alternativeStrategies adopted by family farmers in choice of channel marketing in the fruit sector, vegetables the Itaqui - RS municipalityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA população mundial vem mudando seus hábitos alimentares na tentativa de melhorar sua qualidade de vida. O aumento do consumo de alimentos como frutas e hortaliças, tem influenciado diretamente a vida dos produtores. Estudos evidenciam que a maioria desses produtos é produzida por agricultores familiares, similarmente ao que acontece no município de Itaqui-RS. Entretanto, recentes trabalhos locais evidenciaram que esses agricultores vêm encontrando dificuldade de se inserir de forma efetiva nas cadeias de suprimentos dos supermercados. A questão chave dessa pesquisa consiste em entender como estes produtores se organizam para atender as demandas atuais e quais os principais fatores que influenciam na escolha dos canais de comercialização que os mesmos acessam. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 agricultores familiares que têm acesso a mais de um canal de comercialização, possibilitando assim visualizar os elementos de escolha. Como base conceitual utilizou-se a teoria da Economia dos Custos de Transação (ECT), escolhida para dar suporte às interpretações de como os agricultores se organizam e como regulam suas transações. No estudo foi verificada a presença dos atributos das transações, sendo a frequência o atributo mais relevante para todos os entrevistados, uma vez que sua presença gera confiança entre as partes. A análise das transações permitiu concluir que os agricultores escolhem os canais de comercialização baseando-se nos atributos da ECT, utilizando-os para governar de forma satisfatória suas transações. Conclui-se que os principais fatores considerados pelos produtores para a escolha desses canais é a confiança (gerada pela frequência em que ocorrem) e o preço dos produtos.por
dc.contributor.advisor1Dorr, Andrea Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1165079585483396por
dc.contributor.referee1Brandão, Janaína Balk
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7905299573764012por
dc.contributor.referee2Breitenbach, Raquel
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2028393434221418por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2852429295206611por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International