dc.contributor.advisor | Schmitz Filho, Antonio Guilherme | |
dc.creator | Mortari, Juliana Appel | |
dc.date.accessioned | 2017-08-09T12:44:27Z | |
dc.date.available | 2017-08-09T12:44:27Z | |
dc.date.issued | 2016-08-26 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11328 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this study is to analyse possible repercussions crated by using tennis
as a content of physical education in schools, recreating possibilities for its practice.
The methology consists of two parts: the first one consists in a bibliographical review
about the sport initiation in Tennis, contemplanting general information and benefits
of the modality. The second one is the description, discussion and analysis of
observations made using videos which were recorded in tennis workshops, that took
place in a club in the city of Santa Maria, RS, Brazil. It proposes tennis as a formal
content of the curricular component. It appears that there are teaching methods and
subsidies that can be rebuilt for the development of the sport as formal content of
physical education, making it accessible within the reality of schools. | eng |
dc.description.abstract | El presente estudio tiene como objetivo analizar posibles repercusiones para la
utilización del Tenis de Campo como contenido de la Educación Física Escolar
recriando posibilidades de su práctica. La metodología se constitui en dos
momentos: el primer comprende una revisión bibliográfica acerca de la iniciación
deportiva en Tenis de Campo contemplando informaciones y benefícios de la
modalidade. El segundo momento se trata de la descripción y análisis de las
observaciones realizadas a través de imagenes grabadas en talleres de Tenis
desarolladas en un club de la ciudad de Santa Maria, RS, Brazil, que por fin,
propone el Tenis de Campo en la Educación Física Escolar como contenido formal
de esa componente curricular. Se verifica que existen medios didáticos y subsidios
que pueden ser (re) construidos para el desarollo de la modalidad como un
contenido formal de la Educación Física Escolar, la tornando accesible en las
realidades escolares que se encuentra comúmente. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Conteúdo | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Esporte | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Content | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Sport | eng |
dc.title | Tênis de campo: da aplicação prática a uma proposta de inserção na educação física escolar | por |
dc.title.alternative | Tennis: from practical application to a proposal for inclusion in physical education | eng |
dc.title.alternative | Tenis de campo: de la aplicación práctica a una propuesta de inserción en la educación física escolar | spa |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar possíveis repercussões para a
utilização do Tênis de Campo como conteúdo da Educação Física Escolar recriando
possibilidades de sua prática. A sua metodologia é constituída em dois momentos: a
primeira compreende uma revisão bibliográfica acerca da iniciação esportiva no
Tênis de Campo contemplando informações gerais e benefícios da modalidade. O
segundo momento trata-se da descrição e análise das observações realizadas
através de imagens gravadas em oficinas de Tênis de Campo desenvolvidas em um
clube da cidade de Santa Maria, RS, que propõe o Tênis de Campo na Educação
Física Escolar como conteúdo formal dessa componente curricular. Verifica-se que
há meios didáticos e subsídios que podem ser (re) construídos para o
desenvolvimento da modalidade como um conteúdo formal da Educação Física
Escolar, tornando-o acessível nas realidades escolares comumente encontradas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |