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dc.contributor.advisorKrug, Hugo Norberto
dc.creatorBernardi, Ana Paula
dc.date.accessioned2015-11-17T11:04:19Z
dc.date.available2015-11-17T11:04:19Z
dc.date.issued2006-08-28
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1132
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe process that allows us at building ourselves as professor is a complex, singular, and dynamic one. The present investigation had the purpose of analyzing whether the participation on the development of the school Pedagogic Politic Project (PPP) has contributed for the professional development of the Physical Education professor. The investigation has been developed under the qualitative analyze orientation with phenomenological focus and the assumed form of the research was the case study. The semi-structured interview was applied in the information collection. The information content has been analyzed. Took part in that interview four professors of an open school from Santa Maria. Once formulated, PPP must be the guideline document for all the school actions. The school itself has to offer space for the professional development so that the professor may have real possibilities of contributing with the project. Through moments in which those professors, in a democratic way, may be studying, discussing, and sharing knowledge, that is, developing themselves professionally besides contributing for the school qualification. The PPP development has produced at the schools a moment which might have been plenty enriching and punctual where professors might have the opportunity of being participating, however, as several educational politics it has created a momentary mobilization whose actions and attitudes lost intensity along the time opening up space for the continuity of the educational actions and practices. For the participant professors, within their actuation context, and according to their individual perception this movement does not produced changes or innovations in their points of view and educational practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.titleO projeto político-pedagógico: possibilidade de desenvolvimento profissional do professor de Educação Físicapor
dc.title.alternativeThe pedagogic politic project: possibilities of professional development of physical education professoreng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO processo pelo qual nos construimos professor é um processo complexo, singular e dinâmico. A investigação teve o intuito de analisar se a participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, contribuiu para o desenvolvimento profissional do professor de Educação Física. A abordagem qualitativa norteou a investigação, com enfoque fenomenológico, forma assumida da pesquisa foi o estudo de caso. Para a coleta de informações utilizou-se a entrevista semi-estruturada. As informações sofreram uma análise de conteúdo. Os pariticipantes foram quatro professores de Educação Física de uma escola pública de Santa Maria. O PPP é o documento que após formulado deve nortear todas as ações da escola. Para que o professor tenha real possibilidade de contribuir para o projeto, a própria escola deve ser espaço para o desenvolvimento profissional. Através de momentos em que estes, de forma democrática, possam estar estudando, discutindo, trocando conhecimentos, enfim, tendo a possibilidade de desenvolver-se profissionalmente, ao mesmo tempo em que contribuem para a qualificação da escola. A elaboração do PPP gerou nas escolas um momento que poderia ter sido bastante enriquecedor e pontual, onde os professores poderiam ter a oportunidade de estar participando, porém, como muitas das políticas educacionais, gerou uma mobilização momentânea, que com o passar do tempo, as atitudes e ações arrefesceram, dando lugar as continuidades das ações e práticas educacionais. Para os professores participantes, no contexto onde atuam e perante sua percepção individual, este movimento não gerou mudanças, inovações ou deconstruções dos seus pontos de vista e das suas práticas educacionais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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