dc.contributor.advisor | Isaia, Cristiano Becker | |
dc.creator | Marquez, Janaina | |
dc.date.accessioned | 2017-08-21T14:36:40Z | |
dc.date.available | 2017-08-21T14:36:40Z | |
dc.date.issued | 2014-07-12 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11393 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This article is about the inclusion of information and communication technologies (ICT) in the math class in three classes from 8th grade EMEB João de Barro, in the municipality of Sapucaia do Sul. At first it was accomplished a mapping of reality and of the student body, to assess which ICT be possible to be used in class. After that were listed the activities carried out with the support of technological resources, seeking to show the importance and possible modifications in the process of teaching-learning of mathematics, making even more attractive, practical and motivating. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TIC na educação | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | ICT in education | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.title | A inserção e utilização das TIC no ensino da matemática | por |
dc.title.alternative | The insertion and use of ICT in the teaching of mathematics | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo trata sobre a inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de matemática, em três turmas de 8º ano da escola EMEB João de Barro, no município de Sapucaia do Sul. Num primeiro momento foi realizado um mapeamento da realidade escolar e do corpo discente, para avaliar quais as TIC seriam possíveis de serem utilizadas nas aulas. Após isso foram elencadas as atividades realizadas com apoio de recursos tecnológicos, buscando mostrar a importância e as possíveis modificações no processo de ensino-aprendizagem da matemática, tornando o mesmo mais atrativo, prático e motivante. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |