Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaggio, José Eduardo
dc.creatorTrevisan, Luciana
dc.date.accessioned2017-08-31T13:02:22Z
dc.date.available2017-08-31T13:02:22Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11582
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis study aims at analyzing what are the contributions of Virtual Learning Objects for the literacy process in the first years of elementary school. In order to develop this study it was carried out a data collection At Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Quitéria, located in Novo Hamburgo – RS. The fieldwork took place in the Educational Computer Laboratory, by observing the literacy cycle classes, from 1st to 3rd grade of elementary school, as well as through questionnaires made to their literacy teachers. For this study it was used a qualitative approach, basing itself on a survey of bibliographic nature. Questions about the literacy process and its relationship with the Virtual Learning Objects are pointed out, as well as personal reflections and analysis from the bibliographic research.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectAlfabetização e letramentopor
dc.subjectObjetos de aprendizagem virtuaispor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectTeaching and learning processeng
dc.subjectAlphabetization and literacyeng
dc.subjectObjects of virtual learningeng
dc.subjectCIT (Communication and Information Technologies)eng
dc.titleO uso de objetos de aprendizagem virtuais no processo de alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeThe use of virtual learning objects in the literacy processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a analisar quais as contribuições dos Objetos de Aprendizagem Virtuais para o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento deste estudo realizou-se um levantamento de dados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Quitéria, situada em Novo Hamburgo – RS. A pesquisa de campo ocorreu no Laboratório de Informática Educativa, com observações durante as aulas das turmas do ciclo de alfabetização, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, assim como através de questionários feitos aos respectivos professores alfabetizadores. Para este estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa, fundamentando-se em uma pesquisa de cunho bibliográfico. São apontadas questões sobre o processo de alfabetização e letramento e sua relação com os Objetos de Aprendizagem Virtuais, bem como, as reflexões e análises pessoais a partir das leituras realizadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto