dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Elsenbach, Marise Teresinha Renner | |
dc.date.accessioned | 2017-09-04T12:00:43Z | |
dc.date.available | 2017-09-04T12:00:43Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11594 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Dinâmica escolar | por |
dc.title | Repercussões/implicações da formação continuada de professores para o trabalho docente no ensino médio e a relação com a gestão escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A gestão escolar passa a ter um novo enfoque a partir da década de 1980, quando as ações pedagógicas voltam sua preocupação à formação de sujeitos autônomos. Sabemos que, entre a intencionalidade e a prática de fato, existe um longo caminho já que há nessa questão, a necessidade de descentralização que implica no envolvimento da comunidade para, através de ações coletivas, promoverem as mudanças necessárias que atendam essa perspectiva. Dessa maneira, os gestores passam a entender que o melhor caminho é o envolvimento de toda comunidade para juntos tornar a gestão democrática e participativa. Nesse viés tramita o presente trabalho, buscando abordar as contribuições da gestão escolar para a formação de professores numa escola estadual de Derrubadas - RS. Além da caracterização da realidade de gestão na escola investigada a partir de referências bibliográficas baseadas nas idéias de teóricos como Gadotti, Freire, Libâneo, Marques, Kuenzer, De Rossi, Lück, Imbérnon, entre outros, há ainda a análise de dados coletados no espaço de estudo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo através do estudo de caso, com anotações de observações e aplicação de questionário, tendo assim um caráter qualitativo. Os questionários, analisados meticulosamente, evidenciaram uma realidade educacional que aponta a existência de profissionais que têm preocupação com a educação de qualidade, visto que entendem a necessidade da formação continuada do professor para avançar no sentido da leitura, reflexão, socialização da prática e avaliação dessa prática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |